M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Netflix vai ser o próximo canal a transmitir a Fórmula 1. O aplicativo de streaming online de televisão está a produzir um documentário sobre a temporada de 2018, com o nome Drive To Survive, que vai ser transmitido este ano, e que vai ser o primeiro passo numa expansão do conteúdo de F1 em plataformas online, como parte do programa da Liberty Media, atual dona do principal campeonato desportivo de automobilismo, de expandir a imagem da Fórmula 1.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O responsável pela criação do documentário da Netflix é James Gay Rees, que também foi o produtor do filme Senna, sobre a vida e carreira do falecido tricampeão de Fórmula 1 do Brasil. Para poder filmar o Drive to Survive, a equipa de produção da Box-to-Box Films vai ter acesso total ao paddock de F1, que normalmente é um dos ambientes mais restritos do mundo. As equipas vão poder mostrar para as câmaras alguns dos aspetos escondidos de dirigir e organizar uma equipa de F1, como preparar uma época ou uma corrida, e a quantidade de meios necessários para colocar os dois carros em pista. As equipas também ganham exposição adicional, num canal onde normalmente não são vistas. A Netflix, por seu lado, aumenta a sua oferta de programas realistas, sem serem escritos de antemão.

A série documental da Netflix sobre a F1 chega depois do sucesso da série produzida pela McLaren e pelo diretor-geral da equipa, Zak Brown, que colocou o programa noutro serviço televisivo online da Amazon Prime. Este canal também transmite The Grand Tour, o programa de Jeremy Clarkson, James May e Richard Hammond, que é o herdeiro espiritual do Top Gear. Mesmo sendo o desporto automóvel mais famoso do mundo, o uso de plataformas como a Netflix e Amazon Prime permite à Fórmula 1 chegar a um público novo.