Com uma prestação brilhante, António Félix da Costa venceu a corrida da Fórmula E disputada na Cidade do Cabo, na África do Sul, colocando a Porsche no lugar mais alto do pódio. A sua prestação foi abrilhantada pela ultrapassagem magistral ao seu ex-colega de equipa Jean-Éric Vergne (DS Penske).

O fim de semana da Fórmula E na África do Sul fica, desde logo marcado pela pole position de Sacha Fenestraz (Nissan), autor da volta mais rápida da história da modalidade, com uma velocidade média de 154.987 km/h, mas foi a prestação do piloto português da Porsche que acabou por roubar todas as atenções no sábado.

Tendo começado de 11º, Félix da Costa chegou ao top 3 à 21ª volta (beneficiando do contacto num muro de Max Günther), tendo beneficiado da confusão para garantir o segundo posto mesmo antes de um período de bandeiras amarelas, atrás de Nick Cassidy (Envision Racing), que viria a ultrapassar com uma manobra de antologia à 24ª volta.

Porém, tudo se complicou quando o português falhou a ativação do segundo ‘Attack Mode’ obrigatório, com Vergne a superá-lo pouco depois, naquela que parecia ser uma vantagem para o francês. A batalha pelo triunfo durou, então, até à bandeira de xadrez, com Félix da costa a executar nova ultrapassagem de cortar a respiração àquele que é conhecido por ser um piloto duro de superar. Vergne ainda tentou recuperar a posição, mas a defesa final de António Félix da Costa foi exímio e o português pôde saborear o triunfo na África do Sul, o primeiro com as cores da Porsche.

Cassidy foi o terceiro e René Rast (McLaren) foi o quarto, superando Sébastien Buemi (Envision Racing). O atual campeão em título, Stoffel Vandoorne (DS Penske) foi apenas o sétimo, enquanto o líder do campeonato, Pascal Wehrlein (Porsche) não passou da primeira volta, ao bater na traseira do carro de Buemi. Se este pôde prosseguir em prova, já o homem da Porsche foi condenado ao abandono.

Ainda assim, mantém o comando do campeonato de pilotos, com 80 pontos, contra 62 de Jake Dennis, enquanto Félix da Costa tem agora 46 pontos e ocupa o quarto posto.