O seu primeiro grande passo na carreira surgiu no já distante ano de 1993 quando se juntou ao Opel Team Bélgica. Três anos depois associou-se ao Toyota Team Bélgica. Em 1999 mudou-se para a Marlboro Mitsubishi Ralliar, onde teve um violento acidente no Rali Safari que por muito pouco não colocou um ponto final na carreira do belga. Depois da aventura Mitsubishi seguiram-se ainda passagens pela Hyundai e Peugeot, onde substituiu Richard Burns.
Em 2010 começou a ligação com a Skoda. De regresso à Bélgica, Freddy Loix conquistou por quatro vezes consecutivas o título nacional ao qual junta ainda no seu palmarés 11 triunfos no Ypres Rally, o mais importante rali que se realiza em solo belga.
Quanto ao futuro de Freddy Loix nada está ainda definido contudo o site pessoal afirma que Loix poderá estar perto de adquirir alguns concessionários do Grupo Volkswagen na Bélgica. Para além desse cenário, o site avança que o antigo piloto do Mundial de Ralis quererá estar ligado a um projecto que pretende ajudar jovens pilotos. “Gostaria ajudar os mais novos ao partilhar com eles a minha experiência nos ralis. Tenho sido um sortudo durante a minha vida. Quero devolver a sorte que tive e seria interessante fazer esse trabalho com a Skoda porque é uma marca que está no meu coração”.
Martin Holmes/Autosport