Sergio Pérez (Red Bull) garantiu a pole position para o GP da Arábia Saudita, com o piloto mexicano a beneficiar também dos problemas mecânicos do seu colega de equipa, Max Verstappen, que ficou de fora da Q2 apenas com o 15º lugar. Charles Leclerc (Ferrari) foi o segundo mais veloz, mas uma penalização de dez lugares na grelha de partida significa que será Fernando Alonso (Aston Martin) a partir ao lado de Pérez.

Após o domínio verificado no Grande Prémio do Bahrein, prova de abertura da temporada, também no circuito de Jidá os dois Red Bull mostraram grande rapidez, liderando as três sessões de treinos livres num indício forte de que também a qualificação seria dominada pelos dois pilotos da equipa de Milton Keynes.

Porém, Verstappen viu-se a braços com um problema na transmissão do seu Red Bull no início da Q2 e ficou de fora do resto da sessão, garantindo apenas o 15º lugar na grelha de partida. Pérez ficou como único representante da Red Bull na Q3 e não se ‘acanhou’, fazendo o melhor tempo em 1.28,265s para ficar com a pole position.

Leclerc ficou com o segundo posto depois de uma excelente volta, mas já sabia à partida do fim de semana que teria uma penalização de dez lugares pela mudança de componentes na unidade motriz do seu SF-23. Assim, irá partir do 12º lugar para a corrida de amanhã.

Alonso gastou mais 0,465s na sua volta do que Pérez e assegurou o terceiro lugar da grelha, o qual se converte automaticamente no segundo com a penalização a Leclerc. George Russell (Mercedes) vai alinhar na terceira posição, tendo efetuado uma volta de alto nível para figurar entre os melhores, ao passo que Carlos Sainz (Ferrari) vai partir de quarto.

Seguem-se Lance Strolll (Aston Martin) e Esteban Ocon (Alpine), ficando ambos à frente de Lewis Hamilton (Mercedes) que se voltou a queixar da performance do seu carro e ficando apenas com o oitavo melhor tempo.

Oscar Piastri (McLaren) esteve excelente ao ficar com o nono lugar, enquanto Pierre Gasly (Alpine) encerrou a lista dos dez mais rápidos da qualificação.