A Mercedes-AMG venceu a primeira corrida da temporada de 2019 da Fórmula 1, em Melbourne, mas não com o piloto em quem todos apostavam. Após uma exibição de classe do princípio ao fim, Valtteri Bottas sagrou-se vencedor do GP da Austrália, com Lewis Hamilton a ser segundo, mas sem que tenha tido qualquer hipótese de lutar pelo triunfo. Max Verstappen voltou a colocar um motor Honda num pódio de F1, ao terminar em terceiro com o seu Red Bull Honda.

Após longas semanas de preparação, o GP da Austrália marcou o princípio de mais uma temporada, com a pole position alcançada ontem por Hamilton à frente de Bottas a indiciar mais um ano de liderança da equipa campeã do mundo. E, em corrida, o cenário foi exatamente esse, mas com uma inversão de papéis, já que Bottas agarrou o comando logo após a partida e arrancou para uma prova em que esteve imperial, chegando ao final com mais de 20 segundos de vantagem sobre Hamilton. Além disso, o finlandês fez questão de somar a pontuação máxima com o ponto extra da volta mais rápida da corrida, obtida na penúltima volta.

Por seu turno, o britânico não conseguiu repetir o ritmo do seu colega de equipa, passando as 58 voltas sob ameaça constante de outros pilotos – primeiro Sebastian Vettel (Ferrari) e, mais tarde, Verstappen – subindo ao pódio mas não conseguindo, uma vez mais vencer em Melbourne.

Excelente corrida para Max Verstappen, que levou o seu Red Bull Honda ao terceiro posto depois de não ter conseguido superar Hamilton nas últimas 25 voltas, rodando constantemente num intervalo de tempo entre um e dois segundos. A dez voltas do fim, uma ligeira saída de pista na curva 1 fê-lo perder tempo para Hamilton, acabando isso também por limitar o seu ataque ao homem da Mercedes.

Nas duas posições seguintes surgem os dois Ferrari, numa prestação desapontante da equipa que era observada como uma das favoritas ao triunfo. Se na primeira metade da corrida, Vettel ainda foi capaz de seguir o ritmo de Hamilton, após a paragem na boxe para trocar de pneus, que o manteve perto do seu rival, o alemão foi perdendo tempo (ultrapassado no processo por Verstappen) e finalizando a prova a meio minuto do pódio. Logo atrás de si, Charles Leclerc recuperou bem de uma saída de pista também na curva 1, para se colar a Vettel na fase final da corrida. Sem ritmo e sem respostas, Vettel chegou a perguntar à sua equipa “porque somos tão lentos?”…

Atrás dos pilotos das equipas topo, o melhor foi o Haas de Kevin Magnussen, obtendo um ótimo resultado para a formação que no ano passado abandonou com ambos os pilotos devido a porcas das rodas mal apertadas. Atrás de Magnussen ficou o Renault de Nico Hulkenberg, com uma prestação sólida, embora tenha tido de se defender no final dos ataques de Kimi Raikkonen, que foi oitavo na estreia com a Alfa Romeo.

Lance Stroll foi o nono com o Racing Point, conseguindo dessa forma pontuar na estreia com a equipa, enquanto o ponto final foi arrebatado pelo regressado Daniil Kvyat, com um Toro Rosso, que logrou manter atrás de si o Red Bull de Pierre Gasly durante a segunda metade da corrida.

Lando Norris foi o 12° e melhor dos pilotos estreantes, com o McLaren, que voltou a não pontuar e a registar o primeiro abandono do ano, com Carlos Sainz a ser vítima de problemas mecânicos.

Azar para Daniel Ricciardo na estreia com a Renault, ao atrasar-se na primeira volta depois de sair de pista na curva 1 e danificar a asa dianteira, abandonando posteriormente. Já os Williams fecharam o pelotão, bem longe das glórias de outros tempos. Também protagonista de um toque na partida, Robert Kubica danificou a dianteira do seu carro e terminou em último.

1 Valtteri Bottas Mercedes 58 1h25m27.325s
2 Lewis Hamilton Mercedes 58 20,886s
3 Max Verstappen Red Bull/Honda 58 22,520s
4 Sebastian Vettel Ferrari 58 57,109s
5 Charles Leclerc Ferrari 58 58,230s
6 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 58 1m27,156s
7 Nico Hulkenberg Renault 57 1 volta
8 Kimi Raikkonen Alfa Romeo/Ferrari 57 1 volta
9 Lance Stroll Racing Point/Mercedes 57 1 volta
10 Daniil Kvyat Toro Rosso/Honda 57 1 volta
11 Pierre Gasly Red Bull/Honda 57 1 volta
12 Lando Norris McLaren/Renault 57 1 volta
13 Sergio Perez Racing Point/Mercedes 57 1 volta
14 Alexander Albon Toro Rosso/Honda 57 1 volta
15 Antonio Giovinazzi Alfa Romeo/Ferrari 57 1 volta
16 George Russell Williams/Mercedes 56 2 voltas
17 Robert Kubica Williams/Mercedes 55 3 voltas
NT Romain Grosjean Haas/Ferrari 29
NT Daniel Ricciardo Renault 28
NT Carlos Sainz McLaren/Renault 9