Após longas semanas de preparação, o GP da Austrália marcou o princípio de mais uma temporada, com a pole position alcançada ontem por Hamilton à frente de Bottas a indiciar mais um ano de liderança da equipa campeã do mundo. E, em corrida, o cenário foi exatamente esse, mas com uma inversão de papéis, já que Bottas agarrou o comando logo após a partida e arrancou para uma prova em que esteve imperial, chegando ao final com mais de 20 segundos de vantagem sobre Hamilton. Além disso, o finlandês fez questão de somar a pontuação máxima com o ponto extra da volta mais rápida da corrida, obtida na penúltima volta.
Por seu turno, o britânico não conseguiu repetir o ritmo do seu colega de equipa, passando as 58 voltas sob ameaça constante de outros pilotos – primeiro Sebastian Vettel (Ferrari) e, mais tarde, Verstappen – subindo ao pódio mas não conseguindo, uma vez mais vencer em Melbourne.
Excelente corrida para Max Verstappen, que levou o seu Red Bull Honda ao terceiro posto depois de não ter conseguido superar Hamilton nas últimas 25 voltas, rodando constantemente num intervalo de tempo entre um e dois segundos. A dez voltas do fim, uma ligeira saída de pista na curva 1 fê-lo perder tempo para Hamilton, acabando isso também por limitar o seu ataque ao homem da Mercedes.
Nas duas posições seguintes surgem os dois Ferrari, numa prestação desapontante da equipa que era observada como uma das favoritas ao triunfo. Se na primeira metade da corrida, Vettel ainda foi capaz de seguir o ritmo de Hamilton, após a paragem na boxe para trocar de pneus, que o manteve perto do seu rival, o alemão foi perdendo tempo (ultrapassado no processo por Verstappen) e finalizando a prova a meio minuto do pódio. Logo atrás de si, Charles Leclerc recuperou bem de uma saída de pista também na curva 1, para se colar a Vettel na fase final da corrida. Sem ritmo e sem respostas, Vettel chegou a perguntar à sua equipa “porque somos tão lentos?”…
Atrás dos pilotos das equipas topo, o melhor foi o Haas de Kevin Magnussen, obtendo um ótimo resultado para a formação que no ano passado abandonou com ambos os pilotos devido a porcas das rodas mal apertadas. Atrás de Magnussen ficou o Renault de Nico Hulkenberg, com uma prestação sólida, embora tenha tido de se defender no final dos ataques de Kimi Raikkonen, que foi oitavo na estreia com a Alfa Romeo.Lance Stroll foi o nono com o Racing Point, conseguindo dessa forma pontuar na estreia com a equipa, enquanto o ponto final foi arrebatado pelo regressado Daniil Kvyat, com um Toro Rosso, que logrou manter atrás de si o Red Bull de Pierre Gasly durante a segunda metade da corrida.
Lando Norris foi o 12° e melhor dos pilotos estreantes, com o McLaren, que voltou a não pontuar e a registar o primeiro abandono do ano, com Carlos Sainz a ser vítima de problemas mecânicos.
Azar para Daniel Ricciardo na estreia com a Renault, ao atrasar-se na primeira volta depois de sair de pista na curva 1 e danificar a asa dianteira, abandonando posteriormente. Já os Williams fecharam o pelotão, bem longe das glórias de outros tempos. Também protagonista de um toque na partida, Robert Kubica danificou a dianteira do seu carro e terminou em último.
1 | Valtteri Bottas | Mercedes | 58 | 1h25m27.325s |
2 | Lewis Hamilton | Mercedes | 58 | 20,886s |
3 | Max Verstappen | Red Bull/Honda | 58 | 22,520s |
4 | Sebastian Vettel | Ferrari | 58 | 57,109s |
5 | Charles Leclerc | Ferrari | 58 | 58,230s |
6 | Kevin Magnussen | Haas/Ferrari | 58 | 1m27,156s |
7 | Nico Hulkenberg | Renault | 57 | 1 volta |
8 | Kimi Raikkonen | Alfa Romeo/Ferrari | 57 | 1 volta |
9 | Lance Stroll | Racing Point/Mercedes | 57 | 1 volta |
10 | Daniil Kvyat | Toro Rosso/Honda | 57 | 1 volta |
11 | Pierre Gasly | Red Bull/Honda | 57 | 1 volta |
12 | Lando Norris | McLaren/Renault | 57 | 1 volta |
13 | Sergio Perez | Racing Point/Mercedes | 57 | 1 volta |
14 | Alexander Albon | Toro Rosso/Honda | 57 | 1 volta |
15 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo/Ferrari | 57 | 1 volta |
16 | George Russell | Williams/Mercedes | 56 | 2 voltas |
17 | Robert Kubica | Williams/Mercedes | 55 | 3 voltas |
NT | Romain Grosjean | Haas/Ferrari | 29 | |
NT | Daniel Ricciardo | Renault | 28 | |
NT | Carlos Sainz | McLaren/Renault | 9 |