Com uma prestação irrepreensível ao longo de todo o fim de semana, Charles Leclerc (Ferrari) venceu o GP da Austrália, que se disputou em Melbourne. O piloto monegasco aumenta assim a sua vantagem no Mundial de Pilotos, enquanto Max Verstappen (Red Bull), que foi o seu maior rival na corrida, abandonou já no último terço com problemas mecânicos. Sergio Pérez (Red Bull) e George Russell (Mercedes-AMG) completaram o pódio.

Apenas por duas vezes, a liderança de Leclerc foi posta em causa: na partida e no reinício após a segunda aparição em pista do safety car, mas em ambos os casos as posições na frente foram mantidas, com Leclerc a rumar, dessa forma, para o seu segundo triunfo da temporada, vencendo com quase 20 segundos de vantagem sobre Pérez.

Além de ter triunfado, Leclerc conseguiu ainda a volta mais rápida, o que faz com que tenha conseguido uma prestação perfeita este fim de semana, garantindo um total de 26 pontos na prova australiana.

Para a Red Bull fica a consolação do segundo posto de Pérez, que não teve argumentos para rivalizar com Leclerc após o abandono de Verstappen devido a um problema hidráulico quando era segundo, a 19 voltas do fim. O atual campeão do mundo manteve-se sempre relativamente perto do comandante, mas também nunca pareceu em real posição de superar o rival da Ferrari, aproximando-se por ação do safety car. No final da segunda situação de SC, aproveitando um reinício mais lento de Leclerc, chegou a tentar a ultrapassagem na travagem para a curva 1, mas o homem da Ferrari defendeu-se de forma exímia.

George Russell obteve o primeiro pódio da temporada, naquela que foi a melhor prestação conjunta da Mercedes-AMG este ano, já que ficou à frente de Lewis Hamilton, ambos sem ritmo para as duas equipas mais fortes – a Ferrari e a Red Bull. Mais atrás, também na sua melhor exibição este ano, os dois pilotos da McLaren terminaram nos pontos, com Lando Norris em sexto, na frente de Daniel Ricciardo, que era o piloto da ‘casa’.

Esteban Ocon (Alpine) voltou a pontuar numa prova em que esteve bastante bem ao volante dos carros franceses, terminando em sétimo lugar. Já o seu colega de equipa, Fernando Alonso, chegou a estar na quinta posição após as paragens nas boxes dos outros pilotos, mas após a sua paragem nas boxes, aproveitando o Safety Car Virtual pelo abandono de Verstappen, caiu para das posições pontuáveis, nunca demonstrando com o segundo jogo de pneus o ritmo que teve com o primeiro. O espanhol chegou mesmo a parar a poucas voltas do final para montar novos pneus, terminando em último.

Os últimos lugares dos pontos foram preenchidos pelos grandes animadores na segunda metade da corrida, já que entre estratégias mistas e a maior proximidade permitida pelos novos carros, houve sempre muita indefinição. O oitavo foi Valtteri Bottas (Alfa Romeo), que conseguiu desenvencilhar-se atempadamente de um autêntico ‘comboio’ de carros liderado por Lance Stroll (Aston Martin), com Pierre Gasly (AlphaTauri) a ser o nono depois de também ter conseguido passar Stroll. Gasly estava à frente de Bottas até às voltas finais, quando uma ligeira saída de pista na penúltima curva do circuito deixou a posição à mercê do piloto da Alfa Romeo.

O último ponto ficou para Alexander Albon (Williams), autor de uma corrida exemplar e de uma estratégia também arriscada, mas frutuosa, já que o piloto fez praticamente toda a corrida com o jogo de pneus mais duro, chegando a ser o sétimo classificado ao aproveitar as paragens nas boxes dos outros pilotos. A sua única paragem para montar os pneus macios deu-se precisamente na entrada para a última volta, garantindo o décimo lugar. Guanyu Zhou (Alfa Romeo) foi o 11º, Stroll o 12º e Mick Schumacher (Haas) o 13º.

A corrida australiana não deixará grandes saudades a Carlos Sainz (Ferrari) e a Sebastian Vettel (Aston Martin), ambos causadores de despistes que obrigaram à entrada em pista do safety car. O espanhol saiu de pista depois de perder o controlo do seu F1-75 na rápida chicane no miolo do circuito, atascando o Ferrari na gravilha, enquanto o alemão bateu forte com o seu Aston Martin na 23ª volta, terminando dessa forma um fim de semana sem grande brilho.

No campeonato de Pilotos, Leclerc lidera com 71 pontos contra 37 de Russell e 33 de Sainz. No campeonato de Construtores, é a Ferrari a figurar na frente com 104 pontos, estando a Mercedes-AMG em segundo, com 65 pontos.