Charles Leclerc (Ferrari) bateu Max Verstappen (Red Bull) na sessão de qualificação para o GP da Austrália, em Melbourne, a qual ficou marcada por duas interrupções devido a acidentes.

Na fase decisiva da qualificação, a Q3, o líder do campeonato esperou até aos instantes finais para estabelecer a melhor volta em 1.17,868s, sendo o único a rodar no segundo 17, com Verstappen a ser 0,286s mais lento.

Esta é a segunda pole position de Leclerc em 2022, demonstrando uma vez mais a velocidade dos carros italianos, sendo expectável que na corrida volte a haver um duelo entre Leclerc e Verstappen, sobretudo com três zonas de DRS no renovado circuito de Melbourne.

Sergio Pérez (Red Bull) ficou com o terceiro melhor tempo, mas ficou já a 0,372s, na frente do McLaren de Lando Norris, que voltou a figurar na Q3 após duas provas bastante difíceis no arranque da temporada.

Lewis Hamilton (Mercedes) foi o quinto mais rápido, logo à frente do seu colega de equipa George Russell, mas o britânico ficou a quase um segundo de Leclerc, o que expõe também as dificuldades dos carros alemães.

Dando uma alegria aos adeptos australianos, Daniel Ricciardo (McLaren) garantiu o sétimo melhor tempo, enquanto Esteban Ocon (Alpine) foi o oitavo, à frente de um desalentado Carlos Sainz, que não conseguiu marcar um tempo válido na sua primeira passagem pela meta na Q3 (já que tal coincidiu com a amostragem da bandeira vermelha pelo despiste de Fernando Alonso) e depois nos minutos finais cometeu um erro na sua derradeira tentativa.

Pior esteve Fernando Alonso, que depois de ter demonstrado um ritmo bastante forte nas sessões de treinos livres e nas primeira fases da qualificação, sofreu um problema hidráulico no seu Alpine que o levou a perder o controlo do carro, não evitando também um contacto forte com a barreira de pneus.

De fora dos dez primeiros, Pierre Gasly (AlphaTauri) irá partir do 11° lugar, à frente do Alfa Romeo de Valtteri Bottas, que viu assim interrompida a sua participação consecutiva em 103 fases de Q3.

Mick Schumacher foi o melhor dos representantes da Haas no 15° lugar, ao passo que a Aston Martin teve um dia para esquecer, já que, não só Sebastian Vettel voltou a ter problemas com o carro, como Lance Stroll se viu envolvido num acidente com o Williams de Nicholas Latifi a baixa velocidade ainda na Q1. Este incidente será ainda investigado pelos comissários.

Atualização

Alexander Albon (Williams), que já tinha uma penalização de três posições na grelha de partida desta prova decido a um acidente ocorrido no grande prémio anterior, foi desclassificado da qualificação por não conter no seu carro a amostra necessária para análise da FIA. Albon perde assim o 16° lugar mas irá participar na corrida de domingo.