Carlos Sainz (Ferrari) vai partir da pole position para o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, herdando a posição devido à penalização imposta a Max Verstappen (Red Bull), que foi um dos muitos pilotos a receberem penalizações devido à mudança de componentes dos motores dos monolugares.

Demonstrando uma velocidade tremenda, o atual campeão do mundo dominou a qualificação, mas já se sabia desde sexta-feira que Verstappen seria um dos pilotos a partir do final da grelha de partida devido à escolha da Red Bull em mudar alguns componentes do sistema híbrido do monolugar. Mas não foi o único. Outros seis pilotos também foram penalizados pelos mesmos motivos: Charles Leclerc (Ferrari), Lando Norris (McLaren), Esteban Ocon (Alpine), Zhou Guanyu (Alfa Romeo), Mick Schumacher (Haas) e Valtteri Bottas (Alfa Romeo).

Ainda assim, Verstappen fez o melhor tempo da fase decisiva da qualificação (Q3), com uma volta em 1.43,665s, enquanto Sainz foi o segundo com um tempo de 1.44,297s, embora sabendo que ficaria com a pole.

Sergio Pérez (Red Bull) ficou com o terceiro melhor tempo e irá partir do segundo lugar, ao passo que Leclerc foi o quarto melhor, mas também irá perder diversos lugares na grelha de partida.

Esteban Ocon (Alpine) foi o quinto, à frente do seu colega de equipa Fernando Alonso, ao passo que Lewis Hamilton (Mercedes) ficou com o sétimo tempo à frente de George Russell. Alex Albon (Williams) esteve em ótima forma e registou o nono tempo com Lando Norris em décimo.

Porém, a grelha de partida será substancialmente diferente, com Bottas a ser o primeiro dos penalizados na 14ª posição, seguindo-se Verstappen, Leclerc, Ocon, Norris, Zhou e Schumacher.