O GP da China, prova número 1000 do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, deverá voltar a ser palco de um duelo intenso entre Ferrari e Mercedes, com as duas primeiras sessões de treinos livres a demonstrarem precisamente isso mesmo: Sebastian Vettel (Ferrari) foi o melhor no primeiro treino, enquanto Valtteri Bottas (Mercedes) destacou-se na segunda, mas com pouca margem para o alemão.
Na sessão inicial, Vettel conquistou o melhor tempo com uma volta em 1.33, 911s, batendo Lewis Hamilton (Mercedes) por dois décimos de segundo, com este último a fazer o seu tempo com pneus macios contra os médios do alemão.
O terceiro tempo ficou com a estrela do Bahrein, o monegasco Charles Leclerc (Ferrari), pouco atrás de Hamilton, ao passo que Max Verstappen (Red Bull) ficou com o quarto posto, na frente de Bottas e de Daniel Ricciardo (Renault), que foi o melhor dos restantes.
Na segunda sessão de treinos livres, Bottas estabeleceu-se como o piloto mais rápido, com uma volta em 1.33,330s, com Vettel a apenas 0,027s de distância, ambos recorrendo aos pneus mais macios à disposição. Verstappen ficou dois décimos mais atrás, com o Red Bull, na frente de Lewis Hamilton, que ficou a sete décimos de distância, na quarta posição, com Nico Hulkenberg (Renault) logo atrás.