O espanhol Carlos Sainz (Ferrari) alcançou a sua primeira pole position na Fórmula 1, ao ser o mais veloz na sessão de qualificação para o GP da Grã-Bretanha, que se disputa este fim de semana em Silverstone. Max Verstappen (Red Bull) ficou na segunda posição e Charles Leclerc (Ferrari) ficou no terceiro posto.

Com a chuva a ter um papel decisivo, surgindo com intensidade variável ao longo da hora de qualificação, Sainz foi o melhor na fase decisiva, a Q3, com um tempo de 1.40,983s obtido na sua derradeira tentativa, sendo 0,072s mais rápido do que Verstappen, que também não evitou um pião de 360º na Q3, sem qualquer dano para o Red Bull.

Leclerc ficou com o terceiro melhor tempo, a 0,315s do seu companheiro de equipa, batendo confortavelmente o mexicano Sergio Pérez (Red Bull), com este a ficar a 0,6s do autor da pole position.

Frente ao seu público, Lewis Hamilton (Mercedes-AMG) esteve em boa forma e conseguiu o quinto tempo, à frente do seu compatriota Lando Norris (McLaren), ambos já com um tempo cerca de um segundo mais lento.

Fernando Alonso (Alpine) foi o sétimo melhor, logo à frente de mais um britânico, George Russell (Mercedes-AMG). O chinês Guanyu Zhou (Alfa Romeo) foi o nono melhor, ao passo que Nicholas Latifi (Williams) foi uma das estrelas da sessão ao chegar pela primeira vez à Q3.

Desta feita, nenhum dos AlphaTauri chegou ao top 10, com Pierre Gasly a ser o melhor, na 11ª posição, o mesmo sucedendo com os Haas, que depois do brilharete dos seus pilotos no Canadá, falhou até a presença na Q2: Kevin Magnussen foi apenas o 17º e Mick Schumacher o 19º.

https://twitter.com/F1/status/1543251259066556416