Publicidade Continue a leitura a seguir

GP da Hungria/Qualificação: Primeira pole para Verstappen em batalha com a Mercedes

Publicidade Continue a leitura a seguir

Max Verstappen, ao volante de um Red Bull-Honda, alcançou a primeira pole position da sua carreira ao bater os dois pilotos da Mercedes-AMG na qualificação para o GP da Hungria, que se disputa amanhã no circuito de Hungaroring.

Numa sessão que teve emoção até aos instantes finais, foi Max Verstappen a garantir a melhor posição para a largada de amanhã do GP da Hungria, onde as ultrapassagens são difíceis de consumar, alcançando um novo recorde de pista (1.14,572s) e tornando-se no centésimo piloto da história a alcançar uma pole na modalidade.

Os seus maiores opositores foram os dois Mercedes, com Valtteri Bottas a ser o segundo melhor, a meros 0,018s do tempo do holandês, enquanto Lewis Hamilton, no outro carro da marca alemã, ficou na terceira posição, mas já a quase 0,2s.

Mais distantes ainda ficaram os dois Ferrari, embora fossem até bastante velozes no primeiro setor da pista. Contudo, nos dois últimos setores a eficácia do Red Bull e dos Mercedes foi superior. Charles Leclerc foi o quarto, a 0,4s, praticamente com a mesma diferença que Sebastian Vettel, o quinto mais rápido.

Leclerc até nem começou particularmente bem, já que teve uma ligeira saída de pista no início da qualificação, danificando ligeiramente o carro, mas reparações rápidas da equipa Ferrari garantiram que conseguia prosseguir na sessão.

O outro Red Bull, de Pierre Gasly, foi o sexto, ao passo que Lando Norris conseguiu um bom resultado para a McLaren ao conseguir o sétimo posto, tanto mais que Carlos Sainz ficou logo a seguir, noutro carro da equipa de Woking.

Romain Grosjean, com um Haas, foi o nono melhor na Q3, enquanto Kimi Raikkonen colocou o seu Alfa Romeo no décimo posto.

De fora da Q3 e com prestações pouco interessantes ficaram ambos os Renault, com Nico Hulkenberg a ser o 11o e Daniel Ricciardo bem aquém das expectativas, no 18o posto da grelha.

Nota para o excelente progresso da Williams, com George Russell a falhar por pouco a passagem à Q2, embora Robert Kubica não tenha saído do último lugar.