Partiu do décimo lugar, fez um pião e ainda conseguiu chegar ao final da corrida na primeira posição com uma vantagem de cerca de oito segundos sobre Lewis Hamilton (Mercedes). Com uma prestação brilhante, Max Verstappen (Red Bull) venceu o GP da Hungria e tem praticamente o título na mão depois de os seus principais rivais da Ferrari terem voltado a marcar passo.

A história da corrida foi, no entanto, bem movimentada, apenas se tornando evidente que a Red Bull tinha escolhido a melhor estratégia no último terço da prova.

Na partida, George Russell (Mercedes) fez o melhor uso possível da sua primeira pole position e segurou o comando na frente dos dois pilotos da Ferrari, com Carlos Sainz à frente de Charles Leclerc. Mais atrás, Max Verstappen ia recuperando posições, ultrapassando os Alpine de Fernando Alonso e de Esteban Ocon e ainda o McLaren de Lando Norris.

Com as paragens nas boxes, a Red Bull regressa à pista com os Ferrari na mira, embora Leclerc tivesse ascendido ao comando por ter diferido a sua paragem da dos outros pilotos e de ter ultrapassado depois Russell com uma excelente manobra.

 

Mas, quando Verstappen parou à 39ª volta, para montar pneus médios mais adaptados a uma pista com baixa temperatura, a Ferrari respondeu com uma paragem para Leclerc montar os pneus duros, que se revelaram um falhanço total.

Perdendo diversas posições e sendo ultrapassado por Verstappen por duas vezes, depois deste ter feito um pião, a equipa italiana voltou a mandar Leclerc às boxes já nas últimas 20 voltas, para montar pneus macios, atirando-o para o sexto lugar de onde não mais saiu.

Na frente, Verstappen, adotando autêntica velocidade de cruzeiro, rumou a mais um triunfo e dispõe agora de todos os motivos para acreditar que o título já não lhe foge com 258 pontos contra 178 de Leclerc.

Hamilton voltou a ser segundo, com outra notável prestação, superando o seu colega de equipa Russell na parte final da corrida tendo os pneus macios contra os médios do britânico mais novo. A Mercedes volta a ter os seus dois pilotos no pódio, num resultado que enaltece os progressos da marca alemã.

Sainz também não teve grande ritmo para suster os avanços dos homens da Mercedes e terminou em quarto, à frente de Sergio Pérez (Red Bull) que voltou a não estar ao mesmo nível de Verstappen apesar de ter mimetizado os progressos do neerlandês na primeira parte da prova. Leclerc ficou em sexto, ao passo que Lando Norris foi o sétimo, na frente dos dois Alpine de Alonso e de Ocon. O último lugar pontuável fixou com Sebastian Vettel (Aston Martin), que anunciou este fim de semana que esta será a sua última temporada.