A classificação do GP da Hungria de Fórmula 1 sofreu uma alteração importante graças à desclassificação de Sebastian Vettel (Aston Martin) devido a uma irregularidade técnica com o combustível, perdendo assim o segundo lugar.

No final de cada corrida, os comissários técnicos da Federação Internacional do Automóvel (FIA) devem poder extrair um litro de amostra de combustível para verificar a sua legalidade, mas o monolugar de Vettel apenas conseguiu ‘oferecer’ 0,3 litros de amostra para análise, o que viola os regulamentos técnicos da modalidade. A regra de um litro de amostra aplica-se, de resto, a qualquer momento do fim de semana.

Desta forma, o piloto alemão viu ser-lhe retirado o segundo lugar do GP húngaro, perdendo aquele que seria o seu primeiro pódio com a marca britânica neste seu regresso à Fórmula 1.

Assim, Lewis Hamilton (Mercedes-AMG) subiu ao segundo lugar, enquanto Carlos Sainz (Ferrari) registou mesmo o seu primeiro pódio com a marca italiana, com os demais pilotos a subirem igualmente uma posição.

De forma relevante, Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) conseguiu assim ascender ao décimo posto, obtendo um ponto para a sua equipa, ficando à frente de Daniel Ricciardo (McLaren) e de Mick Schumacher (Haas).

Também na luta pelo título, há uma mudança na vantagem de Hamilton sobre Max Verstappen (Red Bull), havendo agora oito pontos de diferença entre os dois pilotos. Porém, note-se que a Aston Martin já confirmou que irá apresentar um recurso para tentar reverter a decisão dos comissários na Hungria.

Classificação emendada

1 Esteban Ocon Alpine F1 Team
2 Lewis Hamilton Mercedes AMG Petronas
3 Carlos Sainz Scuderia Ferrari Mission Winnow
4 Fernando Alonso ESP Alpine F1 Team
5 Pierre Gasly Scuderia AlphaTauri Honda
6 Yuki Tsunoda Scuderia AlphaTauri Honda
7 Nicholas Latifi Williams Racing
8 George Russell Williams Racing
9 Max Verstappen Red Bull Racing
10 Kimi Raikkonen Alfa Romeo Racing Orlen
11 Daniel Ricciardo McLaren F1 Team
12 Mick Schumacher Uralkali Haas F1 Team
13 Antonio Giovinazzi Alfa Romeo Racing Orlen
NT Charles Leclerc Scuderia Ferrari Mission Winnow
NT Valtteri Bottas Mercedes AMG Petronas
NT Lando Norris McLaren F1 Team
NT Lance Stroll Aston Martin Cognizant
NT Sergio Perez Red Bull Racing
NT Nikita Mazepin Uralkali Haas F1 Team
DSQ Sebastian Vettel Aston Martin Cognizant
*NT: Não terminou; DSC: Desclassificado

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.