Charles Leclerc, da Ferrari, alcançou a pole position para o GP de Espanha de Fórmula 1, que terá lugar este domingo no circuito de Barcelona. O piloto monegasco recuperou da melhor forma do facto de ter feito um pião na sua primeira tentativa da Q3 e, no momento decisivo, realizou o melhor tempo que lhe garante a primeira posição da grelha de partida, à frente de Max Verstappen (Red Bull), que terminou a sessão com problemas, e de Carlos Sainz (Ferrari).

No regresso da F1 à Europa, Leclerc garantiu a pole position para o GP de Espanha com uma volta em 1.18,750s, sendo o único a conseguir rodar abaixo do segundo 19. O piloto da Ferrari não teve tarefa fácil, porém, já que na sua primeira tentativa da Q3, quando estava com um tempo muito forte, perdeu o controlo do seu monolugar à entrada da chicane do último setor, embora sem danificar o F1-75.

De regresso à pista com pneus macios novos, Leclerc destronou então o tempo de Verstappen, que havia sido o mais veloz na primeira ‘ronda’ de tentativas, por 0,323s, com o neerlandês a não conseguir responder ao sofrer uma falha de potência que foi relacionada com o funcionamento do sistema DRS.

Na terceira posição irá partir Carlso Sainz, para alegria dos muitos espanhóis, ficando a menos de um décimo de Verstappen, ao passo que George Russell deu à Mercedes-AMG a sua melhor prestação em qualificação esta temporada, com o monolugar alemão a mostrar-se mais competitivo após as melhorias introduzidas pela equipa para este Grande Prémio. A comprová-lo está também o sexto tempo de Lewis Hamilton, com Sergio Pérez (Red Bull) a separar os dois Mercedes.

Também muito próximo de Hamilton ficou o seu ex-colega de equipa, Valtteri Bottas (Alfa Romeo), que voltou a demonstrar uma excelente prestação em qualificação, ficando à frente de Kevin Magnussen (Haas), Daniel Ricciardo (McLaren) e Mick Schumacher (Haas). O alemão conseguiu chegar pela primeira vez a uma fase de qualificação Q3.

Porém, a sua passagem a esta fase apenas foi possível com a perda do tempo de Lando Norris (McLaren), que havia relegado Schumacher para o 11º lugar nos instantes finais da Q2 (que seleciona os dez melhores a disputarem os dez primeiros lugares da grelha. O britânico passou os limites da pista na Curva 9, mesmo que ligeiramente, e foi relegado para o 11º lugar.

Esteban Ocon (Alpine) foi o 12º, havendo ainda que destacar as prestações medíocres da Aston Martin, que não passou do Q1 apesar das muitas melhorias introduzidas nos carros verdes (com alguma polémica à mistura de quem achou o Aston uma ‘cópia’ do Red Bull. Fernando Alonso (Alpine) também teve uma sessão pouco abonatória, não passando da Q1.mdia