Max Verstappen (Red Bull) esteve imbatível na sessão de qualificação para o GP de Espanha, que se disputa este fim de semana em Barcelona, com o atual líder do Mundial de Pilotos a garantir uma pole position confortável face a todos os rivais. Carlos Sainz (Ferrari) foi o segundo melhor, enquanto Lando Norris (McLaren) foi um surpreendente terceiro classificado.

Perante a ameaça da chuva, que ainda chegou a afetar a primeira fase da sessão (Q1), Max Verstappen esteve novamente imperial e garantiu a quarta pole position deste ano com um tempo de 1.12,272s, que deixou o segundo melhor, Carlos Sainz, a 0,462s.

O piloto da Ferrari esteve num bom nível perante o seu público, levando o renovado SF-23 ao segundo posto, mas incapaz de lutar pelo primeiro lugar. Ainda assim, esteve bem melhor do que o seu colega de equipa, Charles Leclerc, que não foi além do 19º lugar na sessão de qualificação.

Lando Norris (McLaren) foi o terceiro melhor da sessão, com uma volta surpreendente, que o deixou a 0,520s da frente, batendo Pierre Gasly (Alpine), que ficou logo atrás, a 0,544s, mas que será investigado após a sessão por ter, potencialmente, bloqueado Verstappen durante uma volta rápida deste.

Também ‘colado’ ficou o Mercedes de Lewis Hamilton, que ficou com o quinto melhor tempo, embora a sessão do britânico tenha ficado marcada por um ligeiro contacto com o seu colega de equipa, George Russell, que assim não foi além do 12º lugar, atrás de Sergio Pérez (Red Bull), naquela que foi outra das deceções da sessão.

Lance Stroll (Aston Martin) foi o sexto e conseguiu ficar à frente de outro dos heróis da casa, Fernando Alonso, o seu colega de equipa, que foi apenas o nono.

Pelo meio ficaram os Alpine de Esteban Ocon e o Haas de Nico Hulkenberg. Oscar Piastri, no segundo McLaren, compeletou o lote dos dez melhores.