Max Verstappen (Red Bull) venceu o Grande Prémio de França, disputado em Paul Ricard, conseguindo ampliar a sua vantagem na liderança do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 depois de o seu principal rival, Charles Leclerc (Ferrari) abandonar à 18ª volta devido a despiste. Lewis Hamilton e George Russell (ambos da Mercedes-AMG) ficaram nas duas posições seguintes.

Arrancando da pole position, Leclerc partiu bastante bem e segurou o comando, fazendo a primeira parte da corrida com Verstappen sempre por perto, quase sempre no intervalo do DRS (ou seja, a menos de um segundo), mas incapaz de ameaçar seriamente o monegasco da Ferrari. Verstappen foi o primeiro a parar nas boxes para mudar de pneus, à 17ª volta, ficando Leclerc em pista com o seu jogo de pneus médios já mais desgastados e viria a cometer um erro incaracterístico que o levou a abandonar depois de se despistar e bater na barreira de pneus na longa direita da Curva 11.

Essa situação obrigou à entrada em pista do safety car para remover o Ferrari acidentado, abrindo uma janela de oportunidade para os demais pilotos fazerem as suas paragens nas boxes. Verstappen ascendeu assim ao comando, enquanto Lewis Hamilton, Sergio Pérez (Red Bull) e George Russell ocuparam as posições seguintes.

Para a Ferrari, a sua corrida viria a ficar ainda pior depois de Carlos Sainz cumprir também a sua paragem na fase de safety car, com o espanhol a fazer uma paragem longa e a ser depois mandado de volta à pista praticamente no caminho de outro piloto, que teve mesmo de travar para não abalroar o carro do espanhol. Em resultado disso, Sainz foi penalizado em cinco segundos, que teria de cumprir ou numa eventual paragem seguinte nas boxes ou em tempo adicionado ao final de prova.

Sainz, que começou da penúltima posição devido a uma penalização pela mudança do motor no seu Ferrari, continuou a sua recuperação e, após diversas ultrapassagens – algumas das quais de cortar a respiração a Russell e a Pérez – chegou a terceiro antes de regressar às boxes para voltar a montar pneus novos a nove voltas do final, numa estratégia discutível que voltou a colocar o piloto espanhol em nono e, crucialmente, fora da luta pelo pódio.

Verstappen venceu de forma confortável e tem agora 63 pontos de vantagem sobre Leclerc, que mantém a segunda posição, mas vê as suas chances de lutar pelo título cada vez mais distantes.

De resto, a prova ficou marcada pela luta titânica na parte final pelo terceiro lugar entre Sergio Pérez e George Russell, com este último a levar a melhor após uma fase de safety car virtual a três voltas do final, cumprindo a ultrapassagem ao mexicano com uma manobra plena de oportunidade. A luta durou até final, mas Russell manteve a superioridade e ficou na terceira posição, logo atrás de Hamilton, que também fez uma excelente corrida com a tarefa hercúlea de cumprir uma das corridas mais exigentes pelo calor sem acesso à água para hidratação.

Sainz recuperou na parte final até ao quinto lugar, com Fernando Alonso (Alpine) a terminar em sexto, na frente de Lando Norris (McLaren) e de Esteban Ocon (Alpine), numa boa jornada para a equipa francesa em ‘casa’. Daniel Ricciardo (McLaren) terminou em nono lugar, ao passo que Lance Stroll (Aston Martin) recolheu o último ponto da corrida, com o décimo lugar.

A próxima prova é já no próximo fim de semana, em Hungaroring, na Hungria.