Num circuito que parecia pouco talhado para as características do F1-75, Charles Leclerc puxou dos galões e concretizou mais uma ‘obra-prima’ na qualificação, garantindo para a Ferrari uma pole position muito saborosa após corridas que se revelaram muito difíceis. Max Verstappen (Red Bull), líder do campeonato, foi segundo na qualificação, mas vai partir de sétimo após uma penalização.

Frente aos seus adeptos, a Ferrari procurava, sobretudo, demonstrar que ainda tem uma palavra a dizer na luta pelos triunfos e, apesar de o traçado de Monza parecer talhado para a velocidade de ponta do Red Bull, foi a Ferrari que esteve em melhor forma na qualificação, embora Verstappen não tenha ficado longe de Leclerc.

Com efeito, a melhor volta do monegasco na Q3 foi de 1.20,161s, deixando Verstappen a 0,145s, naquele que acaba por ser um resultado surpreendente, atendendo à prestação dos Red Bull em Spa-Francorchamps. Além disso, Carlos Sainz (Ferrari) também esteve na luta pelos primeiros lugares, terminando com o terceiro melhor tempo, a 0,268s do seu colega de equipa. Porém, também ele, tal como Verstappen, não irá partir da sua posição de qualificação, graças a diferentes tipos de penalização.

Verstappen irá perder cinco lugares por mudança de caixa de velocidades, enquanto Sainz vai para o fundo da grelha por mudança de motor de combustão do seu Ferrari. Mas, não serão os únicos: Sergio Pérez (Red Bull), que foi o quarto, também irá perder dez lugares na grelha de partida, enquanto Lewis Hamilton (Mercedes), foi o quinto mas também irá para os últimos lugares da grelha (o mesmo sucedendo com Yuki Tsunoda, da AlphaTauri).

Ou seja, a grelha de partida para o GP de Itália acaba por ser substancialmente diferente da ordem da qualificação: George Russell (Mercedes) será o segundo na partida, ao lado assim de Leclerc, enquanto Lando Norris (McLaren) irá partir da terceira posição, com o seu colega de equipa Daniel Ricciardo logo atrás de si.

Pierre Gasly (AlphaTauri) vai partir do quinto posto, imediatamente à frente de Fernando Alonso (Alpine), com Verstappen em sétimo. O novato Nyck de Vries, que substitui este fim de semana Alexander Albon na Williams, surpreendeu e irá partir do oitavo posto após todas as penalizações, com Guanyu Zhou (Alfa Romeo) e Nicolas Latifi (Williams) a completarem o top 10 da grelha de partida.