No regresso da modalidade a Las Vegas (depois de duas edições disputadas num rudimentar circuito estabelecido no parque de estacionamento de um casino, em 1981 e 1982), não faltou emoção desde a partida até à bandeira de xadrez, gerando-se assim grande indecisão quanto aos lugares finais.
Acabou por ser Verstappen, uma vez mais, a exibir o maior sorriso no final, depois de vencer uma prova em que teve de superar a feroz concorrência de Leclerc, mas também uma penalização de cinco segundos e alguns danos no seu monolugar. Partindo de segundo, atrás de Leclerc, que foi o autor da pole position, o tricampeão do mundo saltou para o comando nos primeiros metros, exibindo enorme agressividade perante Leclerc que acabaria por lhe valer uma penalização de cinco segundos a cumprir aquando da sua paragem nas boxes para mudar de pneus.
Mais atrás, um pião de Fernando Alonso (Aston Martin) gerou o caos, com Carlos Sainz (Ferrari), Sergio Pérez e Valtteri Bottas (Alfa Romeo) a atrasarem-se igualmente. Lando Norris (McLaren) também não teve uma prova feliz e viria a abandonar após um aparatoso acidente logo na fase inicial, que viria a trazer para a pista o safety car.
Retomada a prova, Verstappen manteve a liderança, mas nunca foi capaz de se afastar mais do que dois segundos de Leclerc, com o piloto da Ferrari a conseguir mesmo recuperar a primeira posição ainda antes da primeira paragem nas boxes do piloto neerlandês, numa demonstração de que o Ferrari estava muito eficaz nas ruas de Las Vegas.
As diferentes estratégias fizeram com que, após as paragens dos homens da frente, fosse Pérez a ocupar o comando, mas num evento decisivo, o regresso do safety car à pista para limpar detritos resultantes de um contacto entre Verstappen e George Russell (Mercedes), que deixou danos aos dois e uma penalização ao britânico, coincidiu com a possibilidade de Pérez voltar a parar para trocar de pneus e reposicionar-se nos lugares da frente assim que a prova fosse retomada, efetivamente reentrando na luta pela vitória, já que caiu apenas para trás de Leclerc.Verstappen, que aproveitou também o safety car para regressar às boxes, mudar a asa dianteira e colocar pneus novos, ficou na quinta posição, mas rapidamente se colou ao duo da frente, dispondo, tal como Pérez, de pneus duros cinco voltas mais ‘frescos’ do que os de Leclerc.
O homem da Ferrari ainda segurou o comando por algum tempo, intercalando depois a posição com Pérez, até que Verstappen passou primeiro o seu companheiro de equipa e, mais tarde, o seu adversário da Ferrari para assumir a liderança. Ainda com ambições de recuperar o primeiro lugar, Leclerc procurou manter a diferença abaixo de um segundo (para beneficiar do sistema DRS), ao mesmo tempo que tinha de ter atenção a Pérez atrás de si.
Foi num lapso de concentração que Leclerc falhou ligeiramente uma travagem e permitiu a passagem ao mexicano a cinco voltas do fim, mas as posições viriam a alterar-se na última volta, com uma ultrapassagem plena de oportunismo e arrojo para garantir o segundo lugar. Verstappen ainda tentou ajudar o seu colega de equipa ao reduzir o ritmo para lhe ‘dar’ um cone de aspiração nas longas retas de Las Vegas, mas não foi suficiente.
No entanto, para o piloto com o número 1 esta foi a sua 18ª (!) vitória da temporada, enquanto a Red Bull assegurou que os seus dois pilotos ficaram nas duas primeiras posições do Mundial de Pilotos. Ao mesmo tempo, a equipa garantiu mais um recorde ao conquistar a sua 20ª vitória nesta temporada, superando o anterior, que pertencia à Mercedes, de 2016.
Lance Stroll (Aston Martin), que começou de 19º, efetuou uma corrida brilhante e terminou na quinta posição, à frente de Sainz e de Lewis Hamilton (Mercedes), com Russell atrás.
Fernando Alonso (Aston Martin) e Oscar Piastri (McLaren) encerraram o top 10 e conseguiram os restantes pontos em disputa.
1 | Max Verstappen | RED BULL RACING HONDA RBPT | 50 voltas em 1:29:08.289 |
2 | Charles Leclerc | FERRARI | +2.070s |
3 | Sergio Perez | RED BULL RACING HONDA RBPT | +2.241s |
4 | Esteban Ocon | ALPINE RENAULT | +18.665s |
5 | Lance Stroll | ASTON MARTIN ARAMCO MERCEDES | +20.067s |
6 | Carlos Sainz | FERRARI | +20.834s |
7 | Lewis Hamilton | MERCEDES | +21.755s |
8 | George Russell | MERCEDES | +23.091s |
9 | Fernando Alonso | ASTON MARTIN ARAMCO MERCEDES | +25.964s |
10 | Oscar Piastri | MCLAREN MERCEDES | +29.496s |
11 | Pierre Gasly | ALPINE RENAULT | +34.270s |
12 | Alexander Albon | WILLIAMS MERCEDES | +43.398s |
13 | Kevin Magnussen | HAAS FERRARI | +44.825s |
14 | Daniel Ricciardo | ALPHATAURI HONDA RBPT | +48.525s |
15 | Zhou Guanyu | ALFA ROMEO FERRARI | +50.162s |
16 | Logan Sargeant | WILLIAMS MERCEDES | +50.882s |
17 | Valtteri Bottas | ALFA ROMEO FERRARI | +85.350s |
18 | Yuki Tsunoda | ALPHATAURI HONDA RBPT | NT |
Nico Hulkenberg | HAAS FERRARI | NT | |
NC | Lando Norris | MCLAREN MERCEDES | NT |