Max Verstappen (Red Bull) recuperou de uma qualificação azarada – da qual resultou o nono lugar na grelha de partida – para garantir o seu terceiro triunfo na temporada, vencendo o GP de Miami de forma fácil ao apostar numa estratégia muito diferente do seu colega de equipa, Sergio Pérez, que partiu da pole position, mas que teve de se contentar com o segundo posto. Fernando Alonso (Aston Martin) completou o pódio.

O final prematuro da sessão de qualificação para o GP de Miami (devido a um despiste de Charles Leclerc) deixou no ar a ideia de que Verstappen estaria arredado da luta pelo triunfo na prova americana, mas o ritmo do seu Red Bull foi de tal forma impressionante que depressa chegou ao segundo lugar, esperando depois pela paragem de Pérez para assumir o comando.

Com efeito, o resultado entre os dois Red Bull acabou por ficar ditado pela estratégia, que foi diferente entre Verstappen e Pérez. O campeão do mundo começou com pneus duros para uma primeira fase de prova mais longa, enquanto o mexicano partiu com pneus médios para uma primeira fase mais curta, mudando depois Verstappen para os médios e Pérez para os duros.

Porém, voltou a ficar à vista a capacidade de Verstappen na gestão dos pneus, já que apenas parou na 45ª volta, quando já tinha uma vantagem superior a 16 segundos para Pérez, que trocou de médios para duros à 20ª volta. A maior diferença esteve, pois, na ‘frescura’ dos pneus. Mesmo regressando ao comando após a paragem nas boxes de Verstappen, Pérez tinha já os seus pneus duros com um desgaste assinalável perante os pneus macios, mais frescos e com maior aderência, de Verstappen, pelo que a ultrapassagem foi inevitável.

O líder do campeonato de pilotos geriu depois a sua prova até à linha de meta, terminando 5,384s à frente de Pérez, reforçando a sua liderança no Mundial de Pilotos, que é agora de 119 pontos contra 105 do seu colega de equipa.

Alonso foi o melhor dos ‘outros’, autor de uma corrida sem erros e capaz de suster os ataques de Carlos Sainz (Ferrari), durante uma boa parte da corrida, garantindo dessa forma mais um lugar no pódio enquanto o seu compatriota da Ferrari se viu até ultrapassado por George Russell (Williams) na segunda parte da corrida, incapaz também de manter o ritmo deste.

Apesar de algumas queixas no início relativamente ao comportamento do seu carro, Lewis Hamilton (Mercedes-AMG) ficou no sexto lugar, ultrapassando igualmente um Ferrari, neste caso, o de Charles Leclerc, já nas voltas finais. Do lado do monegasco, que partiu exatamente do sétimo lugar, a corrida ficou marcada por muito tempo passado atrás de outros carros, embora também não houvesse ritmo para mais – um dos momentos da corrida foi, aliás, a ultrapassagem dupla de Verstappen e Magnussen (Haas) ao piloto da Ferrari.

Nas duas posições seguintes ficaram os dois pilotos da Alpine, com Pierre Gasly em oitavo e Esteban Ocon em nono, numa prova em que estiveram mais próximos das equipas da frente – que não a Red Bull. O último lugar com direito a pontos ficou com Kevin Magnussen.

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