Charles Leclerc (Ferrari) garantiu a pole position para o primeiro Grande Prémio de Miami de Fórmula 1, batendo o seu companheiro de equipa Carlos Sainz por escassa margem, com Max Verstappen (Red Bull) a ficar na terceira posição da grelha de partida após um ligeiro erro na sua derradeira tentativa.

Desde o GP do México de 2019 que a Ferrari não garantia uma primeira linha para uma corrida de Fórmula 1, com Leclerc a fazer a sua terceira pole position este ano após uma prestação irrepreensível na qualificação, com o seu tempo de 1.28,796s a ser suficiente para levar a melhor sobre Carlos Sainz, que obteve a sua melhor sessão este ano, com um tempo de 1.28,986s.

Depois de ter demonstrado também um ritmo muito forte, Verstappen quedou-se pelo terceiro lugar, com uma volta em 1.28,991s, que foi obtida na sua primeira tentativa na Q3, acabando por cometer um ligeiro erro no seu derradeiro esforço. O seu colega de equipa na Red Bull, Sergio Pérez, ficou na quarta posição, mas não teve ritmo para se intrometer na discussão pela pole position.

Batendo o seu antigo colega de equipa na Mercedes-AMG, Valtteri Bottas (Alfa Romeo) vai partir da quinta posição da grelha, logo à frente de Lewis Hamilton, com este a ficar à frente do piloto que mais luta lhe deu no passado Grande Prémio, em Imola, o francês Pierre Gasly (AlphaTauri).

Lando Norris (McLaren) alcançou o oitavo posto, na frente de Yuki Tsunoda (AlphaTauri) e de Lance Stroll (Aston Martin).

Na Q2, a grande surpresa foi a eliminação prematura de George Russell (Mercedes-AMG), não conseguindo ir além do 12º posto, atrás de Fernando Alonso (Alpine), enquanto Sebastian Vettel (Aston Martin) também não conseguiu ficar entre os dez mais rápidos. Alonso quebrou uma sequência de qualificações entre os dez melhores, enquanto Russell viu-se a braços com um monolugar bastante instável, falhando a passagem à Q3. Daniel Ricciardo (McLaren) foi o 14º mais rápido, imediatamente à frente de Mick Schumacher (Haas).

O seu colega de equipa, Kevin Magnussen, vai partir logo da posição seguinte, tendo ficado logo na primeira fase da qualificação. O dinamarquês foi acompanhado pelo Alfa Romeo de Guanyu Zhou e pelos dois pilotos da Williams, com Alexander Albon a ficar à frente de Nicholas Latifi. A última posição da grelha ficou para Esteban Ocon (Alpine) que não participou na sessão de qualificação depois de um acidente no terceiro treino livre.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.