Pelo segundo fim de semana consecutivo, a Fórmula 1 assenta arraiais no Bahrein, agora com o nome GP de Sakhir. Sem surpresa, foi um Mercedes-AMG a alcançar a pole position, mas com Lewis Hamllton de fora devido à infeção por Covid-19, acabou por ser Valtteri Bottas a garantir o melhor tempo na qualificação, batendo por escassíssima margem o seu novo colega de equipa (temporário), George Russell.

Num circuito mais veloz e muito mais curto do que o utilizado no fim de semana passado, Bottas foi o mais veloz na fase decisiva da qualificação, com uma volta em 53,377s, deixando Russell a apenas 0,026s, mas com o Red Bull de Max Verstappen também na luta, já que o holandês ficou a 0,056s do melhor tempo. O resultado de Russell, que até aqui tem sido piloto da Williams, acaba por ser impressionante ao ser a primeira vez que compete com o carro da Mercedes-AMG deste ano.

De forma surpreendente, Charles Leclerc levou o seu Ferrari ao quarto posto, com uma volta 0,236s mais lenta do que a de Bottas, pelo que a prova de amanhã poderá ser bastante mais animada. Dando continuidade aos bons resultados das últimas provas, o mexicano Sérgio Perez ficou em quinto com o Racing Point, enquanto o russo Daniil Kvyat levou o seu AlphaTauri ao sexto lugar da qualificação.

A Renault colocou Daniel Ricciardo no sétimo lugar, logo à frente do McLaren de Carlos Sainz, com Pierre Gasly (AlphaTauri) e Lance Stroll (Racing Point) a fecharem a lista dos dez mais rápidos.

Este Grande Prémio oferece ainda a possibilidade de estreia a dois outros pilotos: Pietro Fittipaldi, que substitui Romain Grosjean na Haas, e Jack Aitken, que assumiu o lugar de Russell na Williams. Ambos ficaram na primeira fase da qualificação, com Fittipaldi a ser o último e Aitken o 18º, logo atrás do seu colega de equipa, Nicholas Latifi.