No segundo fim de semana consecutivo da Fórmula 1 em Silverstone, desta feita para o GP do 70° Aniversário da modalidade, Max Verstappen, ao volante de um Red Bull, quebrou a invencibilidade dos Mercedes-AMG. Na sua nona vitória, o holandês deixou o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) a 11,326 segundos.

A vitória de Verstappen na quinta prova da temporada, depois de quatro triunfos da Mercedes, foi desenhada nas trocas de pneus, com a Red Bull a gerir melhor o desgaste das borrachas.

Na primeira fase da corrida, foi Valtteri Bottas o líder, impondo-se num duelo interno a Lewis Hamilton, seu companheiro de equipa. No entanto, com as temperaturas muito altas, rapidamente ficou à vista de todos que os Mercedes-AMG tratavam pior os pneus do que o Red Bull de Verstappen.

Com isso, o piloto da Red Bull saltou para o comando da prova, enquanto Bottas e Hamilton entraram, já na fase final e fruto de estratégias diferentes, num duelo que sorriu ao campeão do mundo, que garantiu o segundo posto na frente de Bottas.

Charles Leclerc foi o melhor dos pilotos da Ferrari, com a quarta posição, uma vez mais com uma prestação bem melhor em corrida do que na qualificação. Alexander Albon, da Red Bull, foi quinto, logo à frente dos dois Racing Point, com Lance Stroll na frente de Nico Hulkenberg. Esteban Ocon, da Renault, ficou em oitavo, com os dois últimos lugares pontuáveis a ficarem com Lando Norris, da McLaren, e Daniil Kvyat, da AlphaTauri.

Nota negativa para Sebastian Vettel, da Ferrari, que fez um pião sozinho logo na primeira curva e não foi além do 12° posto, e para Daniel Ricciardo, da Renault, que também não escapo a um pião isolado numa corrida feita ‘para trás’.

Verstappen sobe assim a segundo do campeonato, com 77 pontos, a 30 do líder e detentor do título Hamilton e com mais quarto do que o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes), que fechou o pódio em Silverstone.

Com Lusa.