Charles Leclerc (Ferrari) voltou às pole positions no Mundial de Fórmula 1, ao ser o mais rápido na sessão de qualificação para o GP do Azerbaijão, que se disputa este fim de semana em Baku. O piloto monegasco bateu os favoritos Max Verstappen e Sergio Pérez (ambos da Red Bull) com uma prestação impecável na qualificação para a corrida principal, no domingo (no sábado disputa-se a corrida Sprint, mais curta e com qualificação própria).

Foi uma demonstração de classe e precisão: Leclerc voltou a demonstrar grande à vontade no circuito de Baku para alcançar a sua terceira pole position naquela pista, com um tempo de 1.40,203s, superando dessa forma o tempo de Verstappen em 0,188s, o que não deixa de ser impressionante atendendo ao diferencial de competitividade que se verificou até aqui nesta temporada.

Leclerc e Verstappen começaram a fase decisiva da qualificação, a Q3, com o mesmo tempo à milésima, com o atual campeão do mundo a ficar com a pole provisória por ter feito o seu tempo em primeiro lugar. Porém, na última tentativa, enquanto Verstappen não conseguiu melhorar, Leclerc fez o seu melhor tempo, reclamando a pole position.

Pérez, conhecido pelo seu talento em circuitos urbanos, ficou com o terceiro lugar, com uma volta em 1.40,495s. Carlos Sainz (Ferrari) não teve o mesmo ritmo do seu colega de equipa e não foi além do quarto posto na grelha de partida, a 0,8s, ficando à frente de Lewis Hamilton (Mercedes-AMG), que também não teve ritmo para melhor do que o quinto posto.

A braços com problemas nos sistemas DRS dos seus carros, ambos os Aston Martin tiveram uma sessão difícil, com Fernando Alonso a ser o melhor representante da equipa britânica, no sexto lugar, enquanto Lance Stroll foi o nono melhor.

Pelo meio ficaram Lando Norris, com um McLaren muito melhorado, procurando recuperar o terreno perdido, e Yuki Tsunoda (AlphaTauri). Outro McLaren, o de Oscar Piastri, ficou na décima posição, com George Russell (Mercedes-AMG) logo atrás. A Alpine teve uma qualificação também complicada, com Esteban Ocon apenas no 12o posto, ao passo que Pierre Gasly, também da Alpine, e Nyck de Vries (AlphaTauri) não evitaram batidas nos muros de proteção da pista, obrigando duas interrupções na sessão, ainda durante a primeira fase, a Q1.