BAKU, AZERBAIJAN - APRIL 29: Sergio Perez of Mexico driving the (11) Oracle Red Bull Racing RB19 leads Charles Leclerc of Monaco driving the (16) Ferrari SF-23 during the Sprint ahead of the F1 Grand Prix of Azerbaijan at Baku City Circuit on April 29, 2023 in Baku, Azerbaijan. (Photo by Mark Thompson/Getty Images) // Getty Images / Red Bull Content Pool // SI202304291041 // Usage for editorial use only //
Sergio Pérez (Red Bull) venceu a corrida Sprint do GP do Azerbaijão, ultrapassando Charles Leclerc (Ferrari), que havia alcançado a pole position também para esta corrida de 17 voltas. Recorda-se que este fim de semana foi estreado um novo esquema de corrida Sprint, que passou a ter também uma sessão de qualificação em lugar do terceiro treino livre.

Leclerc arrancou bem e manteve atrás de si Sergio Pérez, que estava em segundo, ao passo que Verstappen largou mal e foi ultrapassado por George Russell (Mercedes), embora com um toque entre os dois na curva 3, com o neerlandês a ficar com alguns danos no seu Red Bull.

Na terceira volta, um toque de Yuki Tsunoda (Alphatauri) no muro deixou bastantes destroços na pista e a carcaça de um pneu à ‘solta’ na pista, obrigando assim à entrada do safety car para limpar a pista. O piloto japonês foi às boxes e ainda regressou ao circuito mas com danos demasiado extensos, foi obrigado a abandonar.

 

Na oitava volta, com o auxílio do DRS, Pérez passou Leclerc para o comando, com o monegasco a conseguir acompanhar o mexicano durante algumas voltas até começar a sentir dificuldades com os pneus do Ferrari, embora tenha conseguido manter o segundo posto face à proximidade de Verstappen, que passou Russell no reinício da corrida.

Atrás dos três primeiros, ficou George Russell, mas já a grande distância, ao passo que Carlos Sainz (Ferrari) ficou em quinto, logo à frente de Fernando Alonso (Aston Martin).

Lewis Hamilton (Mercedes) terminou a corrida em sétimo, com Lance Strolll (Aston Martin) a ser o oitavo.