A Red Bull alcançou mais uma ‘dobradinha’ na temporada de 2022 do Mundial de Fórmula 1, com Max Verstappen a vencer o GP do Azerbaijão à frente de Sergio Pérez. Por seu turno, o dia na Ferrari foi de autêntico descalabro, com Charles Leclerc e Carlos Sainz a abandonarem com problemas mecânicos nos seus carros.

Disputada em condições bastante quentes, a corrida começou com Pérez a fazer um melhor arranque e a saltar para o comando, com Leclerc a ser batido, mas a ficar na segunda posição, com Max Verstappen na terceira posição e Carlos Sainz logo atrás. As posições não se alteraram na primeira fase da prova, com Pérez a manter uma vantagem em redor de dois segundos para Leclerc, Verstappen a cerca de um segundo e Sainz a perder distância gradualmente.

À nona volta, porém, Sainz deu o primeiro desgosto aos adeptos italianos, abandonando com um problema hidraúlico, o que colocou a prova sob condições de safety car virtual (VSC), que impõe ritmo controlado para todos os pilotos. Leclerc aproveitou para trocar os pneus médios do seu carro por pneus duros, enquanto os Red Bull mantiveram-se em pista, caindo para terceiro, mas com pneus mais frescos e limitando as perdas de tempo devido ao VSC.

Pouco depois, Verstappen passou Pérez (com ordens para não se defender do seu companheiro de equipa) e ocupou temporariamente o comando antes de rumar às boxes para trocar de pneus, o mesmo fazendo o mexicano, aproveitando Leclerc para ascender ao primeiro posto com mais de uma dezena de segundos de avanço sobre Verstappen.

No entanto, a dúvida referente à estratégia de Leclerc tornou-se irrelevante quando o motor do Ferrari cedeu à entrada da reta da meta à 21ª volta, com o monegasco a rumar às boxes com mais um nulo em termos de pontos. Em virtude deste resultado, dado o triunfo de Verstappen, Leclerc está agora a 35 pontos do campeão do mundo, sendo agora também passado por Pérez, que é o mais direto perseguidor no campeonato, a 21 pontos.

O resto da prova foi pouco emocionante na luta pelo triunfo, com ambos os pilotos da Red Bull a aproveitarem também uma outra fase de safety car virtual para trocarem de pneus para evitar o desaire de Verstappen no ano passado.

George Russell, da Mercedes, ficou com o terceiro lugar, realizando mais uma excelente prova, ficando logo à frente de Lewis Hamilton, que efetuou uma boa prova de recuperação após uma primeira paragem que foi algo penalizadora para o britânico, que também se queixou dos ressaltos da pista no seu carro.

Pierre Gasly (AlphaTauri) foi um dos pilotos que Hamilton teve de ultrapassar na fase final, com o francês a garantir o quinto posto, à frente de Sebastian Vettel (Aston Martin), autor de uma excelente prova à qual nem faltou um momento mais complicado quando ultrapassou o Alpine de Esteban Ocon mas falhou a travagem e rumou pela escapatória, o que obrigou a uma ‘inversão de marcha’ rapidíssima que lhe custou alguns segundos.

Fernando Alonso (Alpine) terminou em sétimo, na frente da dupla de pilotos da McLaren, com Daniel Ricciardo a ficar à frente de Lando Norris, pese embora algumas queixas deste quanto à decisão de a equipa não o deixar passar o colega de equipa para tentar chegar-se a Alonso. O último lugar pontuável ficou para Esteban Ocon.