Kevin Magnussen, ao volante de um Haas, tirou partido das condições meteorológicas adversas no circuito de Interlagos para garantia a primeira pole position da sua carreira, com o dinamarquês a partir assim do primeiro lugar para a corrida Sprint que se irá realizar este sábado para definir a ordem de partida na corrida principal.

Já se sabia que a chuva ia marcar presença na sessão de qualificação para o GP do Brasil, mas Kevin Magnussen tirou partido de uma série de circunstâncias especiais para garantir a pole position no circuito brasileiro. Apesar de ter beneficiado de alguma sorte, o piloto da Haas também demonstrou todo o seu talento em condições difíceis, sobretudo ao evitar erros e ao estar no sítio certo no momento certo.

Na fase decisiva, a Q3, com a chuva a intensificar-se, os dez pilotos foram para a pista para procurarem marcar os seus melhores tempos antes de as condições da pista se tornarem verdadeiramente complicadas. Pouco depois de Magnussen fazer o tempo que lhe deu a primeira posição, com uma volta em 1.11,674s, George Russell (Mercedes) não evitou uma saída de pista na travagem para a reta oposta, atascando o seu monolugar na gravilha. Embora não tenham existido danos, a sessão foi interrompida para remover o carro de Russell, coincidindo com um período em que a chuva começou a cair de forma intensa, tornando impossível qualquer melhoria dos demais pilotos.

Assim, Kevin Magnussen herdou a pole position para o GP do Brasil, a primeira da sua carreira e da formação de Gene Haas.

Max Verstappen (Red Bull) fez o segundo melhor tempo, gastando apenas mais 0,203s do que Magnussen, com Russell a ser o terceiro. Com apenas uma tentativa, os outros lugares foram sendo preenchidos pela ordem em que cruzaram a linha de meta antes da interrupção, com Lando Norris (McLaren) a ser o quarto, à frente de Carlos Sainz (Ferrari), que terá de cumprir, no entanto, uma penalização de cinco lugares à partida da corrida de 24 lugares no sábado.

Seguiram-se os dois Alpine, com Esteban Ocon à frente de Fernando Alonso, Lewis Hamilton (Mercedes), Sergio Pérez (Red Bull) e Charles Leclerc (Ferrari).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.