Max Verstappen (Red Bull) mostrou o seu talento em condições complicadas de chuva e piso molhado para garantir a pole position para o GP do Canadá, que se disputa este fim de semana em Montreal após dois anos de ausência devido à pandemia de Covid-19. Com Charles Leclerc condenado ao último lugar da grelha devido a diversas penalizações pela troca de componentes do sistema híbrido, a sua maior concorrência veio de Fernando Alonso (Alpine), que ficou em segundo, e de Carlos Sainz (Ferrari), que foi o terceiro melhor.

Com a chuva a tornar a qualificação numa ‘lotaria’, sobretudo a partir do momento em que a pista começou a secar, foi Verstappen quem mostrou o seu talento e também a competitividade do Red Bull, com o neerlandês a ser sempre muito rápido. Na sua volta mais veloz da Q3, que define os dez primeiros lugares da grelha de partida, Verstappen rodou em 1.21,299s, batendo o surpreendente Fernando Alonso por 0,6s, sendo este o melhor resultado em qualificação para o bicampeão de Fórmula 1 desde 2012!

Outro espanhol, Sainz, ficou com o terceiro lugar da grelha de partida, chegando a estar na luta pela pole na sua última volta lançada, mas um erro na última chicane fê-lo perder tempo importante, caindo para terceiro após a passagem pela meta de Alonso.

Com o talento a revelar-se também condição importante para um bom resultado, Lewis Hamilton voltou a colocar o seu Mercedes na segunda linha da grelha, registando o quarto melhor tempo da Q3, ficando à frente do igualmente surpreendente duo da Haas, com Kevin Magnussen e Mick Schumacher em quinto e sexto. Foi a melhor qualificação para o jovem piloto alemão, que procura também obter os seus primeiros pontos na Fórmula 1 este domingo.

Esteban Ocon (Alpine) ficou com o sétimo lugar, enquanto George Russell (Mercedes) foi o oitavo, tendo sido também o único piloto a arriscar nos pneus slick para piso seco nos minutos finais da Q3. Com a pista a formar uma linha seca de trajetória nalguns pontos, mas ainda muito molhada noutros locais (sobretudo nas suas primeiras curvas), a sua tarefa revelou-se inglória, não evitando mesmo um pião com ligeiros danos na asa traseira.

Daniel Ricciardo (McLaren) foi o nono melhor, enquanto o chinês Zhou Guanyu (Alfa Romeo) garantiu o décimo tempo, ao passo que o seu colega de equipa, Valtteri Bottas, ficou com o 11º lugar. Má prestação para Sergio Pérez (Red Bull), que nunca pareceu ter a mesma velocidade que Verstappen nas condições difíceis de aderência do circuito canadiano, interrompendo mesmo a sessão na Q2 ao bater de frente na Curva 3.

Charles Leclerc foi o 15º da sessão, mas apenas participou na primeira das fases, a Q1, apenas para validar os sistemas do seu Ferrari, sabendo de antemão que iria partir do fundo da grelha devido à mudança de diversos componentes do sistema híbrido do seu monolugar, nomeadamente, um novo motor V6 de combustão interna, o quarto da época, incorrendo automaticamente numa perda de diversas posições. Atrás de si apenas terá Yuki Tsunoda (AlphaTauri), que também foi penalizado devido à mudança de diversos componentes da unidade motriz.

A corrida terá lugar no domingo, com início agendado para as 19h00 em Portugal Continental.