Max Verstappen (Red Bull) alcançou a pole position para o GP do Japão de Fórmula 1, batendo a dupla da Ferrari por escassa margem, com Charles Leclerc em segundo e Carlos Sainz em terceiro. O piloto neerlandês ainda viu a sua pole position em risco devido a um incidente com Lando Norris (McLaren) na Q3, mas a direção de corrida decidiu apenas repreender Verstappen.

O regresso da Fórmula 1 a Suzuka após os cancelamentos de 2020 e de 2021 pode também dar o título a Verstappen caso o piloto da Red Bull vença a prova de amanhã e conquiste também a volta mais rápida. Na qualificação, disputada com o piso seco (embora a corrida possa vir a ter chuva), o líder do campeonato foi o mais rápido, com uma volta em 1.29,304s, deixando Leclerc a apenas 0,010s e Sainz a 0,057s.

Os dois Ferrari acabaram por ser os principais adversários de Verstappen, mostrando-se competitivos num circuito que é, teoricamente, mais favorável ao Red Bull. A pole position ainda chegou a estar em risco de ser retirada devido a um incidente com Lando Norris (McLaren) na Q3, depois de uma trajetória errática ainda com os pneus frios a obrigarem o britânico a uma manobra de recurso para evitar um acidente naquela que é uma das curvas mais rápidas do circuito japonês, a 130R. Reunidos pouco depois da sessão, os comissários desportivos decidiram apenas repreender o piloto da Red Bull, que manteve dessa forma a sua pole.

Vencedor do último Grande Prémio, em Singapura, Sergio Pérez (Red Bull) ficou na quarta posição, mas já a quatro décimos de segundo do autor da pole position.

Esteban Ocon (Alpine) surpreendeu com a quinta posição, naquela que acabou por ser uma ótima sessão para a marca francesa, já que Fernando Alonso foi o sétimo, ficando Lewis Hamilton (Mercedes-AMG) pelo meio, com o seu colega de equipa George Russell apenas em oitavo.

Autor de uma excelente qualificação, Sebastian Vettel (Aston Martin) fez o nono lugar na sua última qualificação em Suzuka, fazendo questão de agradecer aos japoneses todo o apoio que sentiu ao longo da sua carreira, numa comunicação via rádio bastante emotiva. Norris ficou com o décimo lugar.

O seu companheiro de equipa, Daniel Ricciardo irá partir do 11º lugar, com Valtteri Bottas (Alfa Romeo) em 12º e Yuki Tsunoda (AlphaTauri) em 13º.