Charles Leclerc, da Ferrari, garantiu a pole position para o Grande Prémio do Mónaco, com o piloto monegasco a ser o mais rápido na fase decisiva da qualificação, a qual foi encurtada devido a um despiste nos minutos finais de Sergio Pérez (Red Bull), que causou ainda um contacto com o Ferrari de Carlos Sainz.

A ‘jogar’ em casa, Leclerc continuou a sua senda de boas prestações neste fim de semana, sendo o mais rápido na Q3 com uma volta em 1.11,376s, que deixou Sainz a 0,225s, embora esse tempo pudesse ser melhorado se não fosse o final prematuro da sessão devido ao despiste de Pérez na curva de Portier, antes da entrada na secção do túnel, com Sainz a não conseguir evitar o carro do mexicano e a bater, mesmo que ligeiramente, no Red Bull.

https://twitter.com/F1/status/1530584936150773761

Com os dois carros a ‘entupirem’ a pista, a bandeira vermelha foi prontamente mostrada, o que impediu os demais pilotos de concluírem as suas tentativas. Pérez foi o terceiro, a 0,253s, enquanto Max Verstappen (Red Bull), líder do campeonato, ficou com a quarta posição, a 0,290s, tempos obtidos nas suas primeiras passagens em pista na Q3.

Lando Norris (McLaren) garantiu o quinto posto, logo à frente a George Russell (Mercedes-AMG) e de Fernando Alonso (Alpine), com este a cometer igualmente um erro ao mesmo tempo que Pérez e Sainz colidiam, o que previsivelmente também iria impedir os demais pilotos de melhorarem os seus tempos.

Lewis Hamilton (Mercedes-AMG) foi o oitavo melhor, com Sebastian Vettel (Aston Martin) a completar o lote de ex-campeões no top 10, no nono lugar, à frente de Esteban Ocon (Alpine).

Yuki Tsunoda (AlphaTauri) foi o 11º melhor, recuperando depois de ter causado uma bandeira vermelha na Q1 depois de um contacto com os rails na chicane do Porto que deixou o pneu dianteiro esquerdo do monolugar furado. Ainda assim, conseguiu regressar às boxes, prosseguindo para a Q2, na qual terminou à frente de Valtteri Bottas (Alfa Romeo).

Num circuito em que já venceu, Daniel Ricciardo (McLaren) não foi além do 14º posto, no meio dos Haas de Kevin Magnussen (13º) e de Mick Schumacher (15º).

https://twitter.com/F1/status/1530567179468427265