Max Verstappen (Red Bull) esteve brilhante na sessão de qualificação para o GP do Mónaco, alcançando a pole position na sua derradeira tentativa para negar a Fernando Alonso (Aston Martin) aquele que seria o seu regresso às pole positions já nos instantes finais. Charles Leclerc (Ferrari) qualificou-se em terceiro, mas foi penalizado em três lugares por ‘tapar’ Lando Norris (McLaren) durante a derradeira fase de qualificação. Pior só a prestação de Sergio Pérez (Red Bull), que se despistou e vai partir de último.

Foi preciso esperar pelos instantes finais da Q3 para se ficar a conhecer o autor da pole position, com Alonso a parecer ter o primeiro lugar garantido após a sua volta, mas Verstappen tirou mais um ‘coelho da cartola’ e com uma volta fantástica em 1.11,365s roubou a pole ao espanhol da Aston Martin, ficando separados por apenas 0,084s.

Leclerc também esteve na luta pela pole position, ficando a apenas 0,106s da melhor volta, mas aquela que seria uma boa posição à partida viria a ser-lhe retirada após uma investigação após a qualificação que encontrou um bloqueio durante a volta rápida de Lando Norris (Mclaren) na Q3, sendo penalizado em três posições. Dessa forma, irá partir de sexto, atrás também de Esteban Ocon (Alpine), Carlos Sainz (Ferrari) e Lewis Hamilton (Mercedes).

Destes três, foi particularmente notável a prestação de Ocon, que chegou a estar na discussão pelos três primeiros lugares, batendo Sainz e Hamilton, este último a queixar-se de dificuldades com o comportamento do seu carro, que estreia este fim de semana uma série de alterações aerodinâmicas.

Pierre Gasly (Alpine) consolidou aquela que foi uma boa sessão para a marca francesa, com o sétimo tempo, à frente George Russell (Mercedes). Yuki Tsunoda (AlphaTauri) esteve também em muito boa forma, alcançando o nono lugar, com Norris a fechar o top 10, à frente do seu colega de equipa, Oscar Piastri, que se ficou pela Q2.

https://twitter.com/F1/status/1662491853751730179?s=20

Registo ainda para a péssima sessão de Pérez, que está em situação muito difícil para repetir o triunfo do ano passado, uma vez que um despiste na curva de Ste. Devote ainda na Q1 danificou severamente o seu Red Bull, atirando-o para fora o último lugar da grelha de partida.