Lewis Hamilton (Mercedes) e Charles Leclerc (Ferrari) foram desclassificados do GP dos Estados Unidos da América (EUA) devido a uma irregularidade técnica relacionada com o patim de desgaste dos seus monolugares. O britânico perde assim o segundo posto da corrida americana, com Carlos Sainz (Ferrari) a ser promovido ao pódio.

Os monolugares estão equipados com um patim de desgaste na parte inferior, servindo como medida de controlo em relação à altura ao solo, sendo que ambos os carros não cumpriam com o regulamento no final da prova.

Dessa forma, após deliberação, decidiu-se a desclassificação de ambos os pilotos da corrida americana, com Hamilton a ser o mais prejudicado, na medida em que perdeu o segundo lugar, fruto de uma prestação bastante melhorada que levou o britânico até a pressionar Max Verstappen (Red Bull) na fase final da prova.

Também Leclerc perdeu um lugar nos pontos, neste caso o sexto, pelo mesmo motivo, colocando desta forma um ponto final num fim de semana que prometia bastante (com a pole position para a corrida principal), mas que terminou sem grandes motivos para celebrar.

Com esta dupla desclassificação, o resultado final da corrida ficou assim bastante alterado, com Lando Norris (McLaren) a subir a segundo, Sainz a terceiro, Sergio Pérez (Red Bull) a quarto e George Russell (Mercedes) a quinto. Aliás, de Russell para trás, todos os pilotos subiram dois lugares, com a Williams a ser a principal beneficiada ao colocar os seus dois carros nos pontos, em nono e décimo, com Alex Albon e Logan Sargeant, respetivamente, tendo este último conseguido o seu primeiro ponto na Fórmula 1, logo em solo ‘caseiro’.