Max Verstappen (Red Bull) venceu o GP dos Estados Unidos da América (EUA) de Fórmula 1, numa prova em que voltou a demonstrar a sua enorme competitividade ao ultrapassar Lewis Hamilton (Mercedes-AMG) e Charles Leclerc (Ferrari) na parte final. Com o triunfo de hoje, o 13º na temporada, iguala um recorde que era detido até aqui apenas por Sebastian Vettel e Michael Schumacher, o de maior número de triunfos numa temporada.

Este resultado não só reforça a prestação impressionante de Verstappen na corrente temporada, como também ofereceu à Red Bull Racing mais um título mundial de Construtores de Fórmula 1, um cetro que ganhou outro relevo dada a morte no sábado de um dos fundadores da Red Bull e criador da equipa, o austríaco Dietriech Mateschitz.

A corrida texana foi particularmente movimentada, com muitas incidências logo desde o início, não faltando também dois momentos de safety car que ajudaram a dar emoção à competição. Para o autor da pole position, Carlos Sainz (Ferrari), a corrida foi curtíssima, já que uma abordagem mais agressiva de George Russell (Mercedes-AMG) na travagem para a primeira curva levou este último a bater no F1-75 do espanhol, danificando de forma terminal o monolugar de Sainz.

A primeira fase foi dominada por Verstappen, que manteve o comando com uma vantagem em crescendo sobre Hamilton, mas com este a manter-se relativamente perto, até às primeiras paragens nas boxes. Mais atrás, Charles Leclerc foi recuperando em relação ao 12º lugar de partida, conseguindo tirar partido do primeiro período de safety car, devido ao despiste de Valtteri Bottas (Alfa Romeo) para se tornar num dos candidatos aos lugares do pódio.

Pouco depois, o safety car voltou a ser chamado à pista devido a um aparatoso acidente protagonizado por Lance Stroll (Aston Martin) e Fernando Alonso (Alpine), com os dois a colidirem na reta mais longa do circuito. Stroll ficou de imediato no local, mas Alonso, apesar de um voo espetacular e de ter chegado mesmo a bater no rail de proteção lateral do circuito, conseguiu manter-se em prova, com resultados muito positivos, já que o espanhol terminou no sétimo lugar. Um desempenho impressionante de resistência do monolugar francês e de resiliência do veterano piloto.

Indecisão quase até final

Antecedendo a parte final da prova, os pilotos da frente regressaram às boxes para montarem novos pneus, médios no caso de Verstappen e Leclerc, e duros no caso de Hamilton. Porém, o piloto da Red Bull teve uma paragem bastante lenta e viu-se atrás de Leclerc e de Hamilton, enquanto Sebastian Vettel (Aston Martin) também se imiscuiu nos lugares da frente graças a uma estratégia de pneus interessante a ao bom desempenho do Aston Martin.

Tendo chegado a estar a cinco segundos de Hamilton, Verstappen depressa ultrapassou Leclerc e partiu em perseguição a Hamilton, que vendeu cara a derrota, mas não teve argumentos para impedir a ultrapassagem e fuga de Verstappen a seis voltas do final da prova.

Max Verstappen obteve o seu 13º triunfo da temporada e iguala o recorde de mais vitórias numa só época, partilhado agora com Sebastian Vettel e Michael Schumacher

Leclerc ficou com o terceiro lugar final e Sergio Pérez (Red Bull) cortou a linha de meta na quarta posição, à frente de George Russell. Lando Norris (McLaren) tirou partido de um ‘forcing’ final muito forte para chegar ao sexto posto, num ótimo resultado para o piloto e para a equipa de Woking, com o ‘resistente’ Alonso no sétimo posto.

Sebastian Vettel foi o autor de uma excelente prova, ao terminar em oitavo uma corrida em que poderia ter obtido uma posição final melhor se não fosse o muito tempo perdido durante a sua derradeira paragem nas boxes. O alemão teve ainda de superar Kevin Magnussen (Haas) na última volta, que ofereceu pontos valiosos à formação americana em ‘casa’, cabendo a Yuki Tsunoda (AlphaTauri) a ficar com o décimo lugar.

Posição Piloto Equipa Tempo
1 Max Verstappen RED BULL RACING RBPT 56 voltas em 1:42:11.687
2 Lewis Hamilton MERCEDES +5.023s
3 Charles Leclerc FERRARI +7.501s
4 Sergio Perez RED BULL RACING RBPT +8.293s
5 George Russell MERCEDES +44.815s
6 Lando Norris MCLAREN MERCEDES +53.785s
7 Fernando Alonso ALPINE RENAULT +55.078s
8 Sebastian Vettel ASTON MARTIN ARAMCO MERCEDES +65.354s
9 Kevin Magnussen HAAS FERRARI +65.834s
10 Yuki Tsunoda ALPHATAURI RBPT +70.919s
11 Esteban Ocon ALPINE RENAULT +72.875s
12 Alexander Albon WILLIAMS MERCEDES +75.057s
13 Zhou Guanyu ALFA ROMEO FERRARI +76.164s
14 Pierre Gasly ALPHATAURI RBPT +81.763s
15 Mick Schumacher HAAS FERRARI +84.490s
16 Daniel Ricciardo MCLAREN MERCEDES +90.487s
17 Nicholas Latifi WILLIAMS MERCEDES +103.588s
NC Lance Stroll ASTON MARTIN ARAMCO MERCEDES NT
NC Valtteri Bottas ALFA ROMEO FERRARI NT
NC Carlos Sainz FERRARI NT