O pole-sitter Norris inicialmente parecia ter mantido a liderança na linha de partida quando as luzes se apagaram para o encontro de 56 voltas, mas o McLaren ficou lado a lado com Verstappen na primeira curva, o que levou o britânico a ser empurrado para fora, permitindo que Leclerc se esgueirasse e arrebatasse a P1.
A partir daí, o monegasco conduziu sem contestação até à vitória, enquanto o companheiro de equipa Sainz beneficiou de um corte inferior para se colocar no segundo lugar à frente de Verstappen após a sua paragem nas boxes, com o espanhol a fazer uma condução sólida para cruzar a linha de meta a 8,5s de Leclerc.
Quando a corrida estava a entrar na fase final, Norris ultrapassou Verstappen para a P3, após um duelo muito renhido entre os rivais do campeonato – mas a natureza da manobra provocou uma discussão pelo rádio, com Verstappen e a Red Bull a afirmarem que Norris tinha ultrapassado fora dos limites da pista.
Isto acabou por fazer com que Norris recebesse uma penalização de tempo de cinco segundos por sair da pista e ganhar vantagem, fazendo-o cair de terceiro para quarto e promovendo Verstappen para a última posição do pódio.Oscar Piastri ficou em quinto, atrás do seu companheiro de equipa na McLaren, enquanto George Russell subiu para sexto na Mercedes, depois de ter partido das boxes. Sergio Perez aumentou o número de pontos da Red Bull em sétimo, à frente de Nico Hulkenberg, da Haas, em oitavo.
Liam Lawson marcou dois pontos ao terminar em P9 no seu primeiro fim de semana de regresso à grelha para a RB, enquanto Franco Colapinto foi um impressionante P10 para a Williams. Kevin Magnussen falhou por pouco o P11 para a Haas, com Pierre Gasly, da Alpine, atrás, no P12, e Fernando Alonso, no P13, para a Aston Martin.
Yuki Tsunoda ficou em 14º para a RB, depois de ter caído para trás na sequência de uma volta, enquanto Lance Stroll, da Aston Martin, ficou em 15º, à frente de Alex Albon, em 16º, um resultado dececionante para o piloto da Williams na sua 100ª corrida.
Os Kick Saubers de Valtteri Bottas e Zhou Guanyu voltaram a perder a oportunidade de quebrar o seu pântano de pontos em P17 e P19, com o Alpine de Esteban Ocon – que fez a volta mais rápida no final da corrida para tirar um ponto ao anterior detentor Colapinto – ensanduichado entre eles em P18.
Destaques: Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024
Depois de um dia movimentado de ação no sábado – com um regresso emocionante para a Sprint, seguido de uma sessão de qualificação agitada em que Norris conquistou a pole – as atenções do paddock mudaram para o dia da corrida no Circuito das Américas, com todos a prepararem-se para o Grande Prémio dos Estados Unidos de 56 voltas.
A Mercedes confirmou que Russell iria partir da via das boxes após as alterações efectuadas no seu W15 em condições de parc ferme, na sequência do seu forte acidente na Q3, enquanto Lawson alinhou na parte de trás devido à aquisição de novos componentes para a unidade de potência e Zhou foi 18º após uma penalização de cinco lugares na grelha.
Os pilotos foram recebidos por condições quentes e soalheiras à medida que a partida se aproximava e, quando as coberturas dos pneus foram retiradas quando os carros se juntaram na grelha, confirmou-se que a maioria do pelotão tinha optado por pneus médios, com apenas a dupla da Mercedes, Stroll, Colapinto e Lawson a partirem com os duros.
Depois de ter parecido mais rápido durante o sábado, Sainz parecia estar com a mesma disposição, com o espanhol a tentar ultrapassar Verstappen na Curva 12. Embora o holandês tenha tido um momento de folga, ele voltou à pista ainda na frente da Ferrari. Mais atrás, Hamilton subiu para a 12ª posição, enquanto Ocon caiu para trás depois de se envolver com Albon na primeira volta.
Leclerc foi o principal beneficiário no início da corrida, com a Ferrari a passar para a liderança
O forte começo de Hamilton logo chegou ao fim quando o sete vezes campeão mundial saiu da pista e encalhou seu carro na brita na volta 3, colocando-o fora da corrida em um circuito no qual ele já venceu em cinco ocasiões. Isto fez com que as bandeiras amarelas fossem acionadas antes de o Safety Car ser chamado.
Enquanto Leclerc conduzia o pelotão pela pista atrás do Safety Car, Norris foi informado pelo seu engenheiro que a equipa tinha repetido o incidente da Volta 1 com Verstappen. “Ele claramente me empurrou para fora”, respondeu o britânico, sugerindo que ele teve que tomar medidas para evitar um acidente.
Sainz ficou preocupado quando o três vezes vencedor da corrida relatou que não estava a sentir “potência” nas curvas na volta 9, além de afirmar que havia um cheiro de combustível no carro. Depois de inicialmente perder tempo para Norris atrás, a Ferrari pareceu encontrar uma solução para o problema, o que permitiu que Sainz permanecesse em terceiro, a 1,5s de Verstappen.
Mais atrás, Lawson subiu para a P11 depois de tomar a posição de Alonso, com o neozelandês a tentar impressionar no seu primeiro fim de semana de regresso ao RB – mas um piloto que não enfrentou tais batalhas foi Leclerc, o monegasco agora com cinco segundos de vantagem sobre Verstappen na liderança.
Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024: Leclerc assume a liderança na Curva 1 enquanto Norris cai para P4 no início da corrida
Verstappen continuava num sólido segundo lugar, mas o atual campeão do mundo foi informado na volta 14 que a equipa tinha detectado um pequeno problema com o RB20. Entretanto, Russell tinha ganho mais terreno ao ultrapassar Colapinto para 13º – momentos antes de o britânico receber uma penalização de cinco segundos por ter forçado Bottas a sair da pista durante uma batalha anterior.
Isto levou o chefe de equipa Toto Wolff a fazer uma rara aparição no rádio, classificando a punição como uma “piada total”. As notícias foram melhores para a Red Bull, com Pérez a ultrapassar Tsunoda em sétimo, enquanto Gasly se manteve num impressionante sexto lugar para a Alpine.
Tsunoda, entretanto, enfrentou um desafio violento de Hulkenberg, com o RB e o Haas a andarem lado a lado antes de Tsunoda acabar por ir para as boxes. Magnussen também foi para a box, levando Gasly a segui-lo – mas o dinamarquês tinha feito o undercut funcionar, tendo regressado à pista na frente.
Na frente, os líderes ainda não tinham ido às boxes, com Leclerc agora com oito segundos de vantagem sobre Verstappen, enquanto Sainz se mantinha em terceiro, à frente da dupla da McLaren, Norris e Piastri, em quarto e quinto. Mas tudo mudou na volta 22, quando Sainz fez a sua paragem para um conjunto de pneus duros, aparentemente tentando ultrapassar Verstappen.
Houve muitas ultrapassagens em todo o pelotão, com Colapinto a conquistar a P10 de Alonso, um dos recém-chegados à grelha a lutar com o veterano do pelotão. Entretanto, as questões de estratégia continuavam a colocar-se: Norris foi informado de que tinha uma degradação mais baixa do que os carros da frente, o que significava que podia prolongar o seu turno, tal como Leclerc avisou os seus engenheiros de que não queria ficar de fora demasiado tempo e enfrentar pressão.
Leclerc construiu uma forte liderança durante os primeiros momentos da corrida
Verstappen mergulhou nas boxes na volta 25, com o Red Bull a regressar à P5 com os pneus duros – colocando-o atrás de Sainz, tendo o Ferrari beneficiado do corte inferior para chegar à frente. Leclerc logo deixou a liderança e voltou à pista em terceiro, enquanto as McLarens – que ainda não pararam – mantiveram o primeiro e o segundo lugares.
Noutro lugar, uma emocionante luta entre Stroll, Albon e Gasly pelo 13º, 14º e 15º lugares. Isto marcou uma mudança de sorte para Gasly, o alpino que antes estava a rodar entre os 10 primeiros antes de perder a posição depois de fazer a sua paragem nas boxes.
O francês teve mais problemas quando se viu sob investigação por ter ultrapassado Albon fora dos limites da pista. De volta à frente, Leclerc estava a aproximar-se do segundo classificado Piastri antes de o ultrapassar na volta 31. Pouco depois, o outro carro de Norris fez uma paragem nas boxes, regressando à pista em P5, cerca de 6,3s atrás de Verstappen.
Com Piastri a seguir o exemplo uma volta mais tarde – através de uma paragem que foi ligeiramente mais lenta do que a do seu companheiro de equipa – o australiano voltou a sair em quinto lugar, o que significa que a ordem após as paragens nas boxes passou a ser Leclerc em primeiro, à frente de Sainz, Verstappen, Norris e Piastri. Russell, Lawson e Colapinto – todos ainda por parar – seguiam em sexto, sétimo e oitavo, respetivamente.
Mais más notícias chegaram para Gasly, sob a forma de uma penalização de cinco segundos por sair da pista e ganhar vantagem, num dia que se estava a revelar atarefado para os comissários, com uma penalização também para Tsunoda, depois de ultrapassar Albon fora da pista.
Gasly foi um dos pilotos a receber uma penalização durante o Grande Prémio dos Estados Unidos
“Estes pneus não são bons, não consigo travar, não consigo atacar nada”, disse um Verstappen descontente pelo rádio na volta 36, com Norris a reduzir a diferença para o holandês para menos de três segundos. Entretanto, Lawson fez uma paragem para usar os pneus médios e voltou a ser o P10, à frente do seu colega de equipa Tsunoda, deixando o piloto japonês a questionar como é que isso aconteceu.
Outro piloto que visitou as boxes foi Magnussen, tendo o dinamarquês recebido ordens urgentes para entrar na box, antes de Colapinto e Russell fazerem as suas respectivas paragens. Isto colocou o Williams de volta à pista, perto do Haas, com os dois a travarem uma luta renhida pelo 12º lugar.
As bandeiras amarelas foram acionadas brevemente quando Tsunoda sofreu um pião na Curva 1, derrubando o RB para a P14. Mas, à frente, todas as atenções estavam viradas para um potencial duelo entre Norris e Verstappen pelo terceiro lugar, com o McLaren a ficar a pouco mais de um segundo do seu rival no campeonato à volta 43.
Enquanto Russell tinha tomado a P7 de Hulkenberg e Colapinto passou Gasly para a P10 – um ponto crucial na batalha de construtores Williams vs Alpine – Norris ainda estava a tentar encontrar um caminho para passar Verstappen. Alguns pequenos bloqueios de Verstappen pareciam representar uma oportunidade para Norris, mas o holandês acabou por conseguir defender-se do seu adversário.
Enquanto Colapinto chamava a atenção ao estabelecer a volta mais rápida com o Williams, a luta agonizante entre Verstappen e Norris continuava a desenrolar-se nas últimas voltas da corrida, com a diferença a cair para apenas 0,3s. O britânico tentou fazer a manobra na Curva 14, mas Verstappen manteve a linha na Curva 15 para manter a posição.
Norris e Verstappen envolveram-se numa luta renhida, com Norris a chegar à frente antes de receber uma penalização de cinco segundos
Na volta 52, as coisas chegaram ao auge na curva 12, com Norris a sair da pista e a regressar à pista na frente, depois de parecer ter sido forçado a sair da pista por Verstappen. “Verstappen comentou rapidamente pelo rádio, com a manobra a ser registada pelos comissários de pista.
À medida que a corrida entrava na sua última volta, foi confirmado que Norris tinha recebido uma penalização de cinco segundos por sair da pista e ganhar vantagem – será que o britânico teria uma diferença suficiente para Verstappen na linha de meta para se manter em terceiro?
Na frente, Leclerc cruzou a linha para conquistar a sua oitava vitória na Fórmula 1, com Sainz a seguir em segundo, para alegria da equipa Ferrari. Mas atrás deles, a McLaren não estava a desfrutar de momentos tão felizes, com Norris a ficar em terceiro com uma diferença de quatro segundos para Verstappen – o que significa que a sua penalização o faria cair para quarto e promoveria o homem da Red Bull para o último lugar no pódio.
Piastri foi um discreto quinto para a equipa de Woking, à frente de Russell em sexto, após uma boa recuperação do piloto da Mercedes depois de ter começado a corrida nas boxes. Atrás dele, Perez ficou em sétimo, à frente de Hulkenberg em oitavo.
Foi um dia positivo para Lawson na sua primeira corrida de regresso à RB, com o neozelandês a marcar pontos com um P9. Também a desfrutar de um domingo forte em Austin esteve Colapinto, que conquistou o último ponto em P10 – e por pouco não ganhou o prémio da volta mais rápida, com Ocon, da Alpine, a receber o prémio na bandeira axadrezada para arrebatar esse ponto aos seus rivais Williams.
Lawson colocou o seu RB nos pontos no seu primeiro fim de semana de regresso à grelha
Magnussen cruzou a linha de meta em 11º, à frente de Gasly, que talvez esteja desapontado por ter terminado em 12º o que antes parecia ser um dia promissor. Alonso seguiu-se em 13º, com a Aston Martin a não conseguir marcar quaisquer pontos em Austin.
Tsunoda terminou a corrida em P14, depois de aparentemente não ter conseguido recuperar do seu despiste no RB, enquanto Stroll ficou em P15. Atrás dele ficou Albon em P16, enquanto Bottas, Ocon e Zhou foram os últimos classificados em P17, P18 e P19, respetivamente.
Hamilton continuou a ser o único piloto a retirar-se em Austin, com o homem da Mercedes a não conseguir sair da gravilha depois de ter encalhado o seu W15 nas primeiras voltas do evento.
A dupla da Ferrari, Leclerc e Sainz, foi acompanhada por Verstappen no pódio
“Estou muito feliz”, disse Leclerc. “Não tem sido um fim de semana fácil, até agora tenho lutado um pouco com a sensação do carro, mas tinha a confiança de que na corrida a sensação seria melhor, e foi o caso. Vimos isso ontem na corrida de Sprint, estávamos um pouco… não assustados, mas pensámos que os outros iriam melhorar muito mais hoje, mas ainda tínhamos a vantagem, por isso estamos muito contentes com o dia de hoje. Um dois primeiros para a equipa, não podíamos ter sonhado com melhor.”
A próxima paragem no calendário de 2024 da F1 será o Grande Prémio do México, com o paddock a viajar diretamente para o Autódromo Hermanos Rodriguez para a segunda ronda desta prova tripla, de 25 a 27 de outubro.