A Alfa Romeo contará com uma dupla de pilotos completamente renovada em 2022, tendo confirmado a chegada à equipa do jovem piloto chinês Guanyu Zhou. Vencedor de múltiplas corridas na Fórmula 2 (campeonato no qual é atualmente o segundo classificado), Zhou fará a sua estreia na F1 na grelha de partida da primeira corrida da próxima temporada, no Bahrain.

Zhou fará história ao ser o primeiro piloto oriundo da China a participar numa corrida de Fórmula 1, embora Ma Qinghua tenha já pilotado um monolugar em sessões de treinos oficiais de Grandes Prémios no passado (sem chegar a participar em corridas). Com apenas 22 anos, Zhou tem brilhado nas competições de promoção, terminando no segundo lugar a série F4 italiana em 2015, antes de acumular vitórias em corridas na Euro F3 e Fórmula 2, a que mais pilotos fornece à Fórmula 1. Esta temporada, o piloto chinês está na luta pelo título da Fórmula 2, estando pronto a manter-se na luta pelo título nos dois últimos eventos da temporada, na Arábia Saudita e em Abu Dhabi.

Zhou vai juntar-se a Valtteri Bottas, numa combinação de juventude e experiência que é apontada pela formação suíça como uma forma de impulsionar a Alfa Romeo Racing ORLEN para um novo patamar, numa altura em que o desporto abraça um conjunto completamente novo de regulamentos e todas as equipas começam do zero a sua corrida pela glória.

Para Jean Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo, esta decisão da Alfa Romeo segue também um objetivo comercial, ajudando a impulsionar a marca italiana para outros níveis de notoriedade em mercados como o chinês.

“A decisão de recrutar Zhou foi tomada em total acordo com a equipa e é o resultado de um objetivo específico e de uma estratégia clara: a de que a Alfa Romeo se torne numa marca premium global. Guanyu Zhou representa uma oportunidade-chave para aproveitar, ao máximo, o potencial oferecido pela plataforma global da F1 e serve como um ponto de entrada privilegiado no mercado chinês, o qual desempenha um papel notável no futuro da Alfa Romeo”, afirmou.

Por seu turno, o piloto recordou a sua “grande paixão” pelo desporto, admitindo que “agora o sonho tornou-se realidade”.

“É um privilégio para mim iniciar a minha carreira na Fórmula 1 com uma equipa tão icónica, uma equipa que introduziu tanto talento jovem na Fórmula 1 no passado. Sinto-me bem preparado para o imenso desafio da F1, o auge do meu desporto, juntamente com um talento comprovado e de classe mundial como Valtteri Bottas. Gostaria de agradecer à equipa Alfa Romeo Racing ORLEN por esta oportunidade. No próximo ano, o objetivo será aprender o mais possível e o mais rapidamente possível. Ser o primeiro piloto chinês de sempre na Fórmula 1 é um avanço para a história do desporto motorizado chinês. Sei que muitas esperanças irão recair sobre mim e, como sempre, vou tomar isto como uma motivação para me tornar melhor e chegar mais longe”, complementou.

Antonio Giovinazzi irá deixar a equipa no final do ano, após três temporadas ao serviço da formação de Hinwill, devendo sair da modalidade uma vez que o plantel para 2022 está fechado. Opção para o italiano será a possibilidade de assumir o papel de piloto de reserva numa das outras formações.