Honda: O 73 demorou 13 anos a chegar

01/07/2019

O triunfo de Max Verstappen no Grande Prémio da Áustria foi bastante celebrado no local por ser a ‘casa’ da marca que dá nome à equipa do piloto, a Red Bull, mas também pelos milhares de adeptos holandeses que se deslocaram ao circuito localizado em Spielberg. Mas, outro festejo teve lugar no Japão, uma vez que este triunfo foi também o primeiro da Honda desde que a companhia nipónica voltou à modalidade.

Com o triunfo de Verstappen, a Honda obteve um triunfo que já lhe escapava desde 2006, quando Jenson Button venceu o igualmente emotivo Grande Prémio da Hungria, em Budapeste (tendo em conta que a marca esteve ausente da modalidade entre 2009 e 2014), registando o seu 73º triunfo na modalidade, ao cabo de 13 anos.

Um resultado que acabou por ser marcante para as três partes, mas que teve um ‘sabor’ especial para a Honda, que teve poucos motivos para sorrir desde que regressou à Fórmula 1 em 2015, então num acordo ambicioso com a McLaren na ânsia de reeditar a dupla de sucesso das décadas de 1980 e 1990.

Mas, na prática, os primeiros anos ficaram bastante aquém das expectativas, com a unidade híbrida V6 a ficar atrás das unidades rivais em termos de potência e em termos de fiabilidade, com falhas constantes que Fernando Alonso, por exemplo, já relativizava como uma inevitabilidade.

Mas, a passagem para a Red Bull trouxe outro alento à Honda e as falhas mecânicas têm sido bem mais reduzidas em número, estando praticamente ao nível das rivais Ferrari, Mercedes e Renault na potência (ainda que a marca italiana seja considerada como estando em vantagem).

“A Fórmula 1 foi um dos sonhos do nosso fundador, Soichiro Honda, e está no ADN da nossa companhia. Atravessámos alguns momentos difíceis nos últimos cinco anos nas pistas e na fábrica. Fico sem palavras quando penso no esforço enorme de toda a equipa Honda envolvida neste projeto, que sempre acreditou em sei e nunca desistiu, alcançando finalmente a vitória. Penso que isso corporiza o nosso lema ‘Power of Dreams'”, referiu o CEO da marca, Takahiro Hachigo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.