O mau tempo que se abateu sobre a região de Emilia Romanha obrigaram os promotores do Grande Prémio de Fórmula 1 e os responsáveis máximos da modalidade a cancelarem a prova, depois de grandes inundações no circuito de Imola não terem deixado outra alternativa.

Na tarde de quinta-feira as equipas já tinham sido obrigadas a abandonar a área do paddock, tendo sido decretada a proibição de circulação no local por tempo indeterminado devido à precipitação elevada que se abateu sobre a região.

Com as perspetivas meteorológicas a manterem-se bastante preocupantes e com os danos já causados a serem muito avultados, a organização da prova decidiu simplesmente cancelar a corrida marcada para este domingo.

As equipas e pilotos já vieram demonstrar publicamente o seu apoio à decisão, justificando que a segurança de todos os intervenientes e do público deve estar sempre em primeiro lugar, pelo que o cancelamento da corrida é altamente justificado num momento de alerta para aquela região.

Algumas formações, como é o caso da Ferrari (que até tem no nome do circuito os nomes de Enzo e Dino Ferrari), já anunciaram também doações para ajudar as vítimas do mau tempo em Itália.

Com o cancelamento da corrida deste fim de semana, o Mundial de Fórmula 1 irá prosseguir no próximo fim de semana, no Mónaco, naquele que é um dos circuitos mais icónicos da temporada. Já o circuito de Imola dificilmente será disputado este ano por uma questão de agenda, deixando desta forma o calendário com menos uma prova.