Na sequência dos dois testes que realizou ao volante de um monolugar de 2012 da Renault, Robert Kubica foi convidado pela equipa francesa para participar na ronda de ensaios que decorreu logo a seguir ao GP da Hungria.

Com natural expectativa, tratando-se do primeiro contacto do piloto polaco com um monolugar da corrente temporada e após diversos anos de ausência, a prestação de Kubica acabou por ser bastante positiva, obtendo um bom tempo e, sobretudo, acumulando muitas voltas que servem para mostrar, acima de tudo, que o piloto mantém intactas a sua rapidez e consistência.

Contudo, o início dos ensaios de Kubica com a Renault ficou marcado por um ligeiro contratempo, quando ao sair da sua garagem, um ligeiro erro de cálculo levou o piloto a embater ao de leve com a roda traseira direita na delimitação da boxe, causando assim a queda do painel superior de identificação do piloto. Sem grandes danos para o carro e para a estrutura, restam as imagens curiosas da distração do piloto, num vídeo partilhado pela própria Renault na sua conta do Twitter.