A Lamborghini anunciou que irá competir ao mais alto nível nas provas de resistência internacionais, incluindo o campeonato americano IMSA e o Mundial de Endurance (WEC), o que inclui as 24 Horas de Le Mans.

Em especial para as categorias Hypercar do Mundial de Resistência da FIA e GTP do IMSA WeatherTech Sports Car Championship, a Lamborghini Squadra Corse confirma o desenvolvimento de um protótipo LMDh, previsto para a temporada de 2024, juntando-se a um grande conjunto de marcas que já confirmaram a presença nestes campeonatos, como a Peugeot, Ferrari, Porsche, Alpine, BMW, Toyota ou Scuderia Glickenhaus.

Desde 2015 que a Lamborghini tem competido em corridas de GT, obtendo mais de 40 títulos e alguns feitos únicos: a tripla vitória na classe GTD nas lendárias 24 Horas de Daytona, entre 2018 e 2020, foi a primeira vez em que um fabricante venceu por três vezes consecutivas. Agora, mercê do compromisso com a classe LMDh, a empresa dá o passo rumo ao nível mais elevado das corridas de resistência, que permitirá à Lamborghini lutar por vitórias à geral nas mais prestigiadas corridas do mundo, como as 24 Horas de Le Mans, as 24 Horas de Daytona ou as 12 Horas de Sebring.

“Este passo rumo ao escalão de topo das corridas de resistência representa um marco importante para a nossa empresa”, declara Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Lamborghini. “Iremos medir-nos contra os melhores, nos terrenos mais exigentes. Por um lado, tal dará uma visibilidade ainda maior ao nosso bem-sucedido programa de competição, mas também nos permitirá testar as tecnologias do futuro: os nossos protótipos de LMDh tornar-se-ão no nosso mais sofisticado laboratório sobre rodas”.

Alimentado por tecnologia híbrida, o novo LMDh da Lamborghini encaixa na perfeição com a transição da Lamborghini para as tecnologias híbridas: no final de 2024, toda a gama da Lamborghini será híbrida.

LMDh significa Le Mans Daytona hybrid e dá nome à nova categoria de protótipos de resistência que se estreará em 2023, dando a possibilidade de competir na categoria principal tanto do FIA World Endurance Championship como do IMSA WeatherTech Sports Car Championship. Para a Lamborghini, o programa LMDh irá desenrolar-se em adição à plataforma GT da Squadra Corse, a qual consiste no Super Trofeo e no GT3, e que continua a ser o núcleo da sua operação de competição-cliente.