A Lamborghini revelou mais detalhes do seu protótipo para o Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), confirmando a utilização de um sistema híbrido V8 bi-turbo no protótipo LMDh que está atualmente em desenvolvimento pela divisão de competição.

De acordo com os regulamentos LMDh emitidos pelo Automobile Club de l’Ouest (ACO), pela International Motor Sports Association (IMSA) e pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), o protótipo terá uma unidade de potência híbrida constituída por um motor de combustão interna V8 (ângulo a 90º) bi-turbo e um Sistema de Recuperação de Energia (ERS) com uma potência combinada máxima de 500 kW (680 CV).

Com a Lamborghini a embarcar num futuro de hibridização na sua produção de automóveis de estrada, o protótipo LMDh representa um projeto específico de energia/performance baseado nas experiências das próximas gerações dos seus automóveis desportivos, alinhando-se totalmente com a estratégia Cor Tauri da empresa.

Os principais componentes do ERS incluídos no kit standard homologado do LMDh cobrem várias áreas, com o motor elétrico (MGU) a ser desenvolvido pela Bosch Motorsport. A unidade de gestão e armazenamento de energia é fornecida pela Williams Advanced Engineering, enquanto a caixa de sete velocidades híbrida P1359 é desenvolvida pela Xtrac.

O automóvel, que fará a sua estreia competitiva em 2024, tanto no IMSA Endurance Cup como no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA, consegue atingir uma velocidade máxima de 340 km/h e pesa 1030 kg sem combustível e sem piloto, de acordo com os regulamentos. Quanto às suas dimensões, terá uma largura máxima de 2000 mm e um comprimento de 5100 mm. A distância entre eixos é de 3148 mm e o peso mínimo do motor é 180 kg.

O chassis é produzido em conjunto com a Ligier Automotive e os elementos de fibra de carbono são produzidos em Itália pela HP Composites, parceiro de longo prazo nas plataformas GT3 e Super Trofeo da Squadra Corse. A decisão de se juntar à Ligier Automotive permite à Lamborghini Squadra Corse entrar na classe de topo das corridas de resistência com um fornecedor de chassis estabelecido.