M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A McLaren pode não estar a ter grande sucesso na Fórmula 1 hoje em dia, mas os GT baseados nos seus modelos de estrada não têm parado de conquistar sucessos nas corridas de resistência. E depois das vitórias conseguidas com o MP4-12C e 650S, chegou agora a vez de mostrar a versão GT3 do 720S, o modelo de base atual da gama da McLaren Cars, feito para ganhar provas como as corridas de 24 horas nos lendários circuitos de Spa-Francorchamps, na Bélgica, e o tortuoso Nürburgring-Nordschleife, na Alemanha.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O McLaren 720S GT3 foi feito para competir em vários campeonatos nacionais na Europa, América do Norte, Ásia e Austrália, e é elegível para competições como o Intercontinental GT Challenge, o campeonato IMSA, o GT Open ou a 24H Series, sendo que estas duas últimas são competições de calibre internacional que costumam visita Portugal, no Estoril e em Portimão, respetivamente.

O carro vai estar pronto para se estrear na primeira grande corrida internacional de 2019, as 12 Horas de Bathurst na Austrália, e está atualmente na fase de testes em pista, que vai ter lugar em circuitos da Europa, da América e do Médio Oriente. A principal vantagem do 720S é o seu chassis ultraleve, que a McLaren patenteou e a que chama MonoCage II. Vai usar o mesmo motor 4.0 V8 biturbo do carro de estrada, com ligeiramente menos potência, devido à existências dos restritores, que servem para igualar as performances de todos os carros da categoria GT3.

Isso não quer dizer que o carro de corrida vai ser mais lento, bem pelo contrário. A McLaren preparou o modelo de competição para ser mais eficiente em aerodinâmica, com melhor estabilidade e velocidade em curva. A carroçaria passou a contar com novos painéis em fibra de carbono, ainda mais leves que os encontrados no modelo de série. E, para os pilotos amadores, houve preocupação em garantir um desgaste menor dos pneus e melhor gestão do combustível. As patilhas no volante também são mais rápidas na troca de velocidades. Como é habitual, a suspensão é ajustável conforme as condições do circuito. O McLaren 720S GT3 tem um preço de 440 mil libras (485 mil euros).

 

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