Trata-se de um alinhamento de pilotos que combina experiência e velocidade, que junta alguns pilotos já com larga experiência nas corridas de resistência, como Nicolas Lapierre ou Matthieu Vaxiviere para uma formação de seis pilotos que irá ter como tarefa o desenvolvimento e evolução do A424 para a classe LMDh.
No entanto, o nome mais sonante será o de Mick Schumacher. Filho do heptacampeão do mundo de Fórmula 1 e também campeão de Fórmula 2 (além de ser atualmente piloto de testes da Mercedes-AMG na F1), o alemão já ensaiou o protótipo da Alpine em outubro, tendo assim o seu primeiro contacto com carros de resistência.
“Está a começar um novo capítulo para mim com a Alpine na categoria Hypercar do WEC. O carro é impressionante e mal posso esperar para começar. Cresci com monolugares, por isso conduzir um carro com um cockpit fechado e rodas cobertas é uma grande oportunidade para aperfeiçoar as minhas capacidades de condução. Senti muito a falta das corridas este ano. É o que adoro fazer desde criança e, por vezes, era difícil ver os outros pilotos a entrar em pista. As corridas de resistência são um novo desafio para mim e tenho a certeza de que vamos partilhar grandes momentos no próximo ano com a Alpine”, é citado o piloto alemão em comunicado oficial emitido pela equipa francesa.
Mas a formação será ainda composta por mais cinco pilotos, como Nicolas Lapierre, que contribuiu para alguns dos momentos mais memoráveis da história da Alpine Endurance, com três vitórias na classe das 24 Horas de Le Mans com a Alpine e dois títulos mundiais na categoria LMP2. Como piloto de desenvolvimento do A424, tem feito parte da aventura desde o início do projeto Hypercar e viu o seu lugar confirmado na equipa para 2024, fazendo da sua experiência um argumento de peso.
Matthieu Vaxiviere também está garantido, tendo começado a correr pela Alpine em corridas de resistência em 2021. Participou sete vezes nas 24 Horas de Le Mans, tendo obtido um pódio em Hypercar e dois em LMP2. Na mesma linha de juventude de Schumacher encontra-se Charles Milesi, de 22 anos, que terminou em quarto lugar na categoria LMP2 nas 24 Horas de Le Mans do ano passado e com quem a Alpine confirma a sua ambição de trabalhar no desenvolvimento de um percurso frutuoso.Ferdinand Habsburg é uma cara nova que junta à Alpine a partir de 2024, embora já tenha no seu pecúlio com muitas boas prestações nas provas de resistência. Em 2021, o austríaco conquistou o título e as 24 Horas de Le Mans em LMP2 com Charles Milesi e Robin Frijns na sua primeira época no WEC. Depois de uma temporada de 2023 convincente em LMP2, sentou-se ao volante do Alpine A424 durante os testes em Motorland (Aragão, Espanha) para acumular quilómetros e familiarizar-se com o carro e com a equipa.
Espaço ainda para Paul-Loup Chatin, cujo percurso se iniciou nos monolugares, mas que encontrou os seus melhores resultados nas corridas de resistência em 2013, com diversos triunfos já no currículo, como os dois títulos na European Le Mans Series (ELMS), um pódio na classe LMP2 nas 24 Horas de Le Mans e triunfos nas 24 Horas de Daytona em 2021 e na categoria IMSA LMP2 em 2023.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.