A McLaren foi a mais recente equipa de Fórmula 1 a revelar o seu monolugar para a temporada de 2023, o MCL60, denominação que é homenagem direta ao 60º aniversário da equipa de Woking. Para a nova temporada, a formação ambiciona chegar aos pódios com maior regularidade, apostando na dupla de pilotos Lando Norris e Oscar Piastri para o efeito.

Com aspirações redobradas, a McLaren apresentou o MCL60 em Woking, no Reino Unido, demonstrando alguns conceitos interessantes, como os flancos mais esculpidos e inspirados claramente no Red Bull do ano passado, numa tendência que parece ser comum aos novos monolugares já vistos.

Na dianteira, a parte central do nariz é mais curta, havendo ainda como dado interessante a ancoragem dos tirantes superiores da suspensão dianteira mais acima. Toda a área inferior, no entanto, surge bastante trabalhada com vista ao aproveitamento máximo do efeito-solo proporcionado pelas regras da FIA introduzidas no ano passado.

O desempenho da formação britânica foi já melhorado em 2022, embora não tenha conseguido vencer nenhuma corrida, ao contrário do que sucedeu em 2021, quando Daniel Ricciardo venceu o GP de Itália. O piloto australiano é, precisamente, uma das diferenças face ao ano passado, já que deu o lugar ao jovem Oscar Piastri, que escolheu a McLaren após uma batalha jurídica com a Alpine.

Lando Norris prossegue na formação e pretende afirmar-se como a figura da equipa, a qual é agora liderada por Andrea Stella, que assume o posto anteriormente ocupado por Andrea Stella que rumou para a Alfa Romeo para dirigir a equipa com sede em Hinwill, na Suíça.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.