A Peugeot apresentou em Portugal o seu novo 208 Rally 4, modelo que irá reforçar a gama de opções de cariz desportivo da marca francesa e que, em 2020, estará na base da bem-sucedida Peugeot Rally Cup Ibérica.

Modelo baseado no novo 208 de produção em série, o 208 Rally 4 emprega muitos dos conhecimentos apreendidos ao longo dos últimos anos de competição no troféu mono-marca, sucedendo ao atual 208 R2, cujo sucesso em termos de competição fica patente no facto de ter acumulado mais de 450 vendas no formato R2 – entretanto rebatizado Rally 4 pela Federação Internacional do Automóvel (FIA).

O novo 208 Rally 4 dá continuidade à representatividade do 208 R2 na categoria de viaturas de duas rodas motrizes, procurando acentuar características como a fiabilidade, acessibilidade e eficiência de utilização.

Totalmente novo, o 208 Rally 4 foi sujeito a um intenso programa de desenvolvimento pelas mãos de pilotos experientes e em diversos tipos de superfície, chegando aos clientes a partir do segundo trimestre de 2020.

Tecnicamente, muda praticamente tudo, a começar pelo motor, deixando para trás o 1.6 atmosférico em prol de um novo motor 1.2 de três cilindros turbo, com base na tecnologia PureTech, mas fortemente evoluído para este novo modelo pelos engenheiros da Peugeot Sport e que apresenta uma potência declarada de… 208 CV. Este bloco recorre a um turbo de maiores dimensões, uma gestão eletrónica de competição com assinatura da Magneti Marelli e uma caixa de velocidades SADEV.

O conjunto está implantado na nova plataforma CMP (base partilhada pelos veículos do segmento B do Grupo PSA), destacando-se “pelo seu peso reduzido e por uma dinâmica melhorada”, assegura a marca em comunicado.

Estreia auspiciosa

No entanto, ao longo do processo de desenvolvimento, o novo 208 Rally 4 foi já sujeito a tarefas de competição, fazendo a sua estreia oficial sob as cores da Peugeot Rally Academy por ocasião do Rallye Comunidad de Madrid, nos dias 22 e 23 de novembro. Ao volante esteve o piloto espanhol Efren Llarena, navegado por Sara Fernández, dupla que este ano se sagrou “Campeã Europeia de Ralis” na categoria FIA ERC3. O modelo também esteve exposto nesse mesmo fim de semana em França, por ocasião da final do Campeonato de França FFSA de Ralis de Asfalto, no Rali du Var (22 a 24 novembro).

a carregar vídeo

Tendo em conta um programa de homologação que se prolongará até ao final do primeiro trimestre de 2020, junto das respetivas instâncias da FIA, as pré-encomendas do novo 208 Rally 4 serão abertas no início de janeiro de 2020, através dos serviços comerciais da Peugeot Sport, num modelo que será proposto por 66.000 mil euros antes de impostos.

Imagens: AIFA

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.