Antes do arranque dos testes de pista do seu protótipo de competição LMDh, a BMW revelou o nome, as linhas e a decoração especial (que não será a oficial) deste novo carro de competição que marca o regresso da companhia bávara às provas de resistência.

O novo protótipo híbrido será estreado em 2023 no campeonato americano de resistência, o IMSA WeatherTech SportsCar Championship, mas a BMW deu já a conhecer alguns detalhes do M Hybrid V8, designação oficial deste novo carro híbrido que, no seu desenho, tinha como condição essencial a de fazer um elo de ligação com os carros de estrada para os clientes da marca.

“A tarefa mais importante e o maior desafio para a equipa de design do programa LMDh era a de criar um protótipo que fosse claramente reconhecível como um carro BMW M Motorsport”, refere o CEO da divisão BMW M GmbH, Franciscus van Meel. “Posso dizer a todos os adeptos que basta um olhar para confirmar que o BMW M Hybrid V8 é um BMW. Carrega claramente os genes da BMW M. Também gosto da decoração de camuflagem com as suas referências à grande história da marca na América do Norte. Parabéns aos departamentos de design e de aerodinâmica da BMW M Motorsport e à Dallara pelo seu grande trabalho”, completou, confessando-se também impaciente por ver este protótipo nas pistas.

O ponto fulcral do design deste M Hybrid V8 é a grande grelha de ‘rim duplo’ da BMW, apresentando também elementos especiais como os logótipos do 50º aniversário da marca no capot, as luzes duplas da BMW e laterais dinâmicas. Outros ‘piscares de olhos’ ao legado da BMW M GmbH são os espelhos retrovisores e os farolins atrás.

Na camuflagem que este modelo irá utilizar nas pistas ao longo dos testes de desenvolvimento, a BMW aponta que recorreu a cores inspiradas noutros carros icónicos do seu passado – o BMW 3.0 CSL de 1976, o BMW M1/C de 1981, o BMW 320i Turbo de 1976, o BMW GTP de 1987, o BMW M3 E36 GTS-2, o BMW Z4 GTLM e o BMW M8 GTE.

Como o próprio nome indica, este novo protótipo LMDh insere-se na categoria híbrida, tendo por base um motor a gasolina V8, que vai ser agora ensaiado e explorado em testes na América do Norte.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.