A Red Bull apresentou o seu novo monolugar para a temporada de 2022 da Fórmula 1, o RB18, com que Max Verstappen irá procurar revalidar o seu título de Pilotos obtido em 2021.

Profundamente diferente do carro que competiu em 2021, devido à mudança de regulamentos da Fórmula 1, o RB18 não terá já o apoio oficial da Honda em termos de fornecimento de motores, com a Red Bull Powertrains a assumir essa posição, ainda que com algum apoio por parte de alguns membros da Honda a partir do Japão (havendo autocolante da Honda Racing Corporation de forma discreta na secção posterior).

Após um ano tão intenso como o de 2021, com os títulos de Pilotos e de Construtores a serem decididos na última corrida de uma temporada de 22 provas, o ano de 2022 traz consigo uma nova regulamentação técnica que altera radicalmente o desenho dos monolugares, que procura fomentar uma competição mais renhida em pista com a possibilidade de os carros rodarem (teoricamente) mais próximos em curva.

Também os pneus são novos, estando agora montados em jantes de 18 polegadas, ao contrário dos anteriores de 13 polegadas. Apesar de o carro ter sido revelado hoje, espera-se que evolua ao longo dos próximos testes de pré-temporada, alterando a sua aparência, de certa forma, no início da temporada.

Essa mudança, que é apelidada por Christian Horner, Diretor de equipa da Red Bull, de “maior mudança em 30 ou 40 anos de Fórmula 1” alia-se ao teto orçamental imposto às equipas e à limitação dos ensaios em túnel de vento. Todos os componentes são novos no monolugar de 2022, ajudando a marcar assim a diferença deste novo carro.

O campeão em título, fazendo regressar o número 1 à modalidade, Max Verstappen afirmou-se “ansioso por voltar ao carro e voltar a pilotar para ver como tudo se comporta. Tive um bom tempo de descanso para recarregar as baterias e poder voltar à ação”. O neerlandês, que bateu Lewis Hamilton na luta pelo título no final do ano passado, parte para esta temporada como todos os seus rivais: sem saber o que esperar.

“Há muito desconhecimento em torno do carro. Eu sinto-me bem e o importante é prepararmo-nos bem fisicamente, mas estou curioso por saber como é que o carro se porta na pista e perceber se nos enganámos nalguma coisa”, acrescentou Verstappen.

Já o mexicano Sergio Pérez, que venceu uma prova em 2021, espera melhorar a sua prestação. “O ano de 2021 foi um ano intenso, em que tive de habituar-me à equipa, sobretudo com esta na luta pelo título logo desde a primeira corrida. Foi um grande desafio mas muito interessante evoluir ao longo da temporada”.

A par do carro, a equipa apresentou igualmente um novo parceiro principal, a Oracle, que também dará o nome à equipa e irá ajudar a equipa em muitos aspetos, como no desenvolvimento de tecnologia de tratamento de dados.