Ogier e Loeb em duelo mexicano com Neuville como líder

08/03/2018

a carregar vídeo
Sébastien Ogier vs Sébastien Loeb. Qualquer evento partilhado pelos dois franceses que dominaram os últimos 14 anos do Mundial de Ralis é uma competição dentro da competição. No Rali do México, o alsaciano regressa ao campeonato mais de três anos após a sua última prova no WRC e será interessante ver onde se coloca num pelotão liderado pelo Hyundai de ThierryNeuville. Para seguir a partir desta madrugada (02h08, hora de Portugal).

Terceira prova da época, o Rali Guanajuato Corona México é a primeira ronda de terra de 2018 e, em teoria, inclui vários candidatos aos lugares do pódio. Desde logo porque Hyundai, M-Sport/Ford, Toyota e Citroën têm nas suas fileiras naturais candidatos à vitória, a começar pelo líder do campeonato, Neuville, que saiu da Suécia com uma vitória e com 10 pontos de vantagem sobre Ogier. O pentacampeão do Mundo já venceu esta prova por três vezes (consecutivas), embora no ano passado o triunfo tenha ficado para a Citroën e para Kris Meeke, com um dos desfechos mais emotivos da história do Mundial, quando o norte-irlandês saiu de estrada rumo a um parque de estacionamento a escassas centenas de metros do final.

Loeb, por seu turno, é o recordista de vitórias no México (seis) mas já não compete no Mundial desde o Rali de Monte Carlo de 2015… onde fez (mais) uma exibição fabulosa, até se atrasar devido a um toque. Agora convertido às areias do Dakar e às pistas de Ralicross, resta saber o que poderá fazer o veterano piloto de 44 anos na primeira das três provas que vai disputar no WRC este ano… e que levou Craig Breen a ficar de fora no México logo após o melhor resultado da sua carreira (2.º lugar na Suécia).

Na Toyota também ‘mora’ um antigo vencedor do Rali do México, Jari-Matti Latvala, mas o experiente finlandês sofre cada vez maior pressão interna dos seus companheiros de equipa, Esapekka Lappi e Ott Tänak, e no passado o Yaris WRC já sofreu com a altitude dos troços mexicanos.

Sordo pode surpreender

O grande outsider deste Rali do México é Dani Sordo, que Neuville apontou inclusive como o grande favorito à vitória. O espanhol pode aproveitar a sua tradicional competitividade neste rali e, sobretudo, a posição de partida mais recuada face aos primeiros classificados do campeonato. Além de Sordo, também Loeb poderá beneficiar de uma posição de partida recuada nos primeiros dias do rali.

Como já é hábito, a ronda mexicana atraiu poucos pilotos para a prova do WRC 2 mas antevê-se uma interessante luta entre Pontus Tidemand (Skoda) e os promissores finlandeses Kalle Rovanperä (Skoda) e Jari Huttunen (Hyundai). O arranque do Rali do México acontece com a tradicional Super Especial noturna na cidade de Guanajuato, a partir das 20h08 locais (02h08 de Portugal). Para sexta-feira, sábado e domingo estão marcadas mais 21 classificativas que perfazem o total de 344.49 quilómetros cronometrados do evento.