Lewis Hamilton protestou de forma curiosa contra a deliberação da Federação Internacional do Automóvel (FIA) de apertar a vistoria aos adereços e artigos de joalharia a utilizar pelos pilotos antes do GP de Miami, surgindo na conferência de imprensa com vários anéis nos dedos e três relógios.

Antes do início das ‘hostilidades’ em pista, o diretor de corridas da F1, Niels Wittich, informou que a FIA irá apertar o cerco aos adereços e peças de joalharia utilizadas pelos pilotos de Fórmula 1, adiantando que serão feitos controlos mais exigentes aos pilotos para impedir que entrem em pista com brincos ou anéis.

Porém, Lewis Hamilton, da Mercedes-AMG, é bastante veemente a condenar essa abordagem, afirmando que há causas mais importantes para trabalhar do que na verificação das peças de joalharia utilizadas pelos pilotos. Para reforçar a sua mensagem, o heptacampeão da modalidade, participou na conferência de imprensa de antevisão em Miami com anéis em oito dedos, diversos colares ao pescoço e três relógios.

Confrontado uma vez mais sobre a sua posição, Hamilton gracejou que “não consigo usar mais joalharia hoje”, antes de se debruçar de forma mais séria sobre o assunto.

“Não tenho muito mais a acrescentar desde a última vez que falámos sobre isto. Sinto que é um passo atrás se pensarmos em todos os passos que temos dado enquanto desporto e em relação às causas e assuntos mais importantes em que temos de nos concentrar. Temos feito grandes avanços enquanto desporto”, explicou, antes de lembrar que está no desporto há 16 anos e que desde sempre tem usado joalharia.

“Parece-me desnecessário entrar neste conflito, por isso vou tentar comunicar e trabalhar com o Mohammed [NDR: Ben Sulayem, Presidente da FIA]. Estou aqui para ser um aliado do desporto, do Mohammed e da Fórmula 1 e, como disse, temos coisas mais importantes em que nos devemos concentrar”.

Ainda assim, a sua intervenção finalizou com algum sentido de humor. Interrogado sobre os três relógios (um no pulso direito e dois no pulso esquerdo), o britânico – conhecido pela sua irreverência – respondeu que “têm três fusos horários diferentes para o caso de receber chamadas de muitos sítios diferentes”.