Os tempos combinados da pré-temporada de Fórmula 1: Quem parece melhor?

22/02/2019

Foi apenas o primeiro teste da pré-temporada de Fórmula 1, mas a prestação da Ferrari ao longo dos quatro dias de ensaios em Barcelona chamou já a atenção a algumas das equipas rivais, havendo quem aponte a formação italiana como favorita neste início de época.

A fase inicial da temporada é tradicionalmente pouco representativa em termos de andamento real, mas permite já oferecer alguns ensinamentos sobre o que se poderá esperar nas corridas iniciais, sobretudo em termos de fiabilidade. Mas, o ritmo da Ferrari em todas as circunstâncias parece estar já a causar algum incómodo nas suas principais rivais, a Mercedes-AMG e a Red Bull-Honda.

Um dos elementos que já concedeu algum favoritismo à equipa de Maranello foi Helmut Marko, o conselheiro da Red Bull Racing, admitiu à Sky Sports que a Ferrari “tem neste momento o carro mais rápido e atrás deles está a Red Bull e a Mercedes”, não obstante demonstrar confiança na obtenção de triunfos em 2019.

Esta opinião de Marko parece exacerbada apenas com um treino com os novos carros de 2019, mas além da rapidez e da fiabilidade do Ferrari SF90, também a consistência com os pneus mais duros parecem estar a pender a balança para a equipa italiana, que conseguiu o melhor tempo de todas as que usaram pneus de composto médio (C3), sendo que todos os outros à sua frente fizeram-no com pneus mais macios, logo, com mais aderência – quanto maior o número à frente do ‘C’, maior a aderência.

Foram os casos de Nico Hulkenberg (Renault), que fez o melhor tempo da semana, com uma volta em 1.17,393s, Alexander Albon (Toro Rosso-Honda), Daniil Kvyat (Toro Rosso-Honda), Kimi Raikkonen (Alfa Romeo), Daniel Ricciardo (Renault) e até dos pilotos da equipa campeã em título, a Mercedes-AMG, com Valtteri Bottas a ficar à frente de Lewis Hamilton (este último como o melhor dos C4), sendo que todos os outros usaram o pneu de composto C5.

No entanto, ainda é cedo para conclusões e o segundo ensaio, a decorrer na próxima semana, também em Barcelona, permitirá obter uma melhor visão do panorama geral, ainda que só em Melbourne, depois da corrida, se possa ter uma primeira noção do que vale cada equipa.

RESULTADOS – 18-21 de Fevereiro

Hülkenberg Renault 1m17.393s (Dia 4) C5
Albon Toro Rosso 1m17.637s (Dia 4) C5
Kvyat Toro Rosso 1m17.704s (Dia 3) C5
Räikkönen Alfa Romeo 1m17.762s (Dia 3) C5
Ricciardo Renault 1m17.785s (Dia 4) C5
Bottas Mercedes 1m17.857s (Dia 4) C5
Hamilton Mercedes 1m17.977s (Dia 4) (C4)
Leclerc Ferrari 1m18.046s (Dia 4) (C3)
Vettel Ferrari 1m18.161s (Dia 1) (C3)
Norris McLaren 1m18.431s (Dia 4) (C4)
Giovinazzi Alfa Romeo 1m18.511s (Dia 4) (C3)
Sainz McLaren 1m18.558s (Dia 1) (C4)
Grosjean Haas 1m18.563s (Dia 4) (C3)
Magnussen Haas 1m18.720s (Dia 4) (C3)
Gasly Red Bull 1m18.780s (Dia 4) (C3)
Verstappen Red Bull 1m18.787s (Dia 3) (C3)
Fittipaldi Haas 1m19.249s (Dia 3) (C4)
Stroll Racing Point 1m19.664s (Dia 4) (C2)
Pérez Racing Point 1m19.944s (Dia 1) (C3)
Russell Williams 1m20.997s (Dia 4) (C3)
Kubica Williams 1m21.542s (Dia 4) (C2)

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