A Peugeot apresentou oficialmente o seu protótipo para o Mundial de Endurance (WEC), o 9X8, modelo híbrido que fará a sua estreia em julho, no evento de Monza (Itália), dando assim mais um passo para o regresso às 24 Horas de Le Mans em 2023. Além do design agressivo, o grande ponto de interesse é a rejeição da tradicional asa traseira para compor a vertente aerodinâmica.

Menos de um ano após a apresentação da maquete que serviu de base ao concept e apenas cinco meses após o início do seu programa de testes em pista, a equipa Peugeot TotalEnergies apresentou oficialmente o seu Hypercar para a categoria rainha das competições de resistência, escolhendo o circuito de Portimão, no Algarve, para fazê-lo.

A prova de seis horas em Monza, no próximo dia 10 de julho, será a de início de uma nova era para a marca francesa, com o 9X8 a procurar repetir os sucessos dos 905 e 908 nas competições de resistência. Este Hypercar disruptivo, que se distingue, em primeiro lugar, pela ausência de uma asa traseira, cumpre com a nova regulamentação Le Mans Hypercar (LMH) estabelecida em parceria entre o Automobile Club de l’Ouest (ACO) e a Federação Internacional do Automóvel (FIA), que privilegia programas mais acessíveis do que o LMP1, mas igualmente competitivos.

Tecnologia de ponta

Central ao conceito é a norma híbrida com que o 9X8 também foi concebido. Este protótipo de competição dispõe de sistema de tração integral, alimentado por um conjunto mecânico inteiramente concebido, desenvolvido e gerido pelas equipas da Peugeot Sport.

O bloco V6 biturbo de 2.6 litros, com 520 kW, distribui a potência às rodas traseiras, enquanto o motor elétrico específico, com 200 kW, aplica a sua potência às rodas dianteiras. O motor elétrico, bem como o inversor baseado em carboneto de silício, foram concebidos em parceria com a Marelli. A bateria de alta tensão de 900 V foi, por sua vez, desenvolvida em conjunto com a TotalEnergies/Saft. A Michelin fornece os pneus que cumprem os regulamentos dos Hypercar.

Pesando 1030 kg, o 9X8 integra um depósito com capacidade para 90 litros de combustível TotalEnergies 100% renovável, excellium racing 100.

Sem asa, a mesma ambição

Um dos aspetos que salta à vista no caso deste Peugeot é a de não aplicar o conceito de uma asa traseira que ajuda a fomentar a carga aerodinâmica considerada essencial para manter o veículo preso ao asfalto a alta velocidade, bem como em curva. A interpretação dos regulamentos LMH ACO/FIA levou a equipa de Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da Peugeot Sport, a optar por esta solução.

Os testes em pista, realizados desde dezembro em cinco circuitos diferentes, e com características específicas – Portimão, Le Castellet, Motorland Aragon, Barcelona e Magny-Cours – reforçaram a validade deste conceito inovador, corroborado por mais de 10 mil quilómetros de testes.

Em 2023, a equipa Peugeot TotalEnergies irá alinhar na edição do centenário das 24 Horas de Le Mans, frente a inúmeros adversários internacionais que, tal como a Peugeot, optaram por viaturas LMH, ou pelos Le Mans Daytona Hybrid (LMdH). Entre os rivais que a marca francesa irá enfrentar nos próximos anos encontram-se nomes bem sonantes, como a Ferrari, Lamborghini, Toyota, Porsche ou Alpine, apenas para citar alguns.

Seis pilotos oficiais entre a experiência e a juventude

Serão seis os pilotos que irão compor as duas formações que irão alinhar em Itália, nas 6 Horas de Monza, no dia 10 de julho: Paul Di Resta (Escócia), Loïc Duval (França), Mikkel Jensen (Dinamarca), Gustavo Menezes (EUA/Brasil), James Rossiter (Inglarerra) e Jean-Éric Vergne (França).

A divisão dos pilotos será formalizada ao longo das próximas semanas, na sequência dos derradeiros testes a realizar antes da entrada oficial em competição. Os 9X8 irão, depois, também competir nas 6 Horas de Fuji (setembro) e nas 8 Horas do Bahrain (novembro).

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