Peugeot prepara regresso às 24 Horas de Le Mans

13/11/2019

Dez anos depois de ter conquistado a sua última vitória nas icónicas 24 Horas de Le Mans, a Peugeot anunciou que estará de regresso ao Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), aproveitando os benefícios do novo regulamento para os hipercarros e com o incremento da vertente da tecnologia híbrida.

O anúncio foi feito esta tarde pelo departamento de competição da PSA, com o Comité Executivo do Grupo PSA a dar ‘luz verde’ à proposta apresentada pela PSA Motorsport, apoiada pela marca Peugeot, para lançar um programa de competição para o WEC, modalidade em que se inserem as 24 Horas de Le Mans como última das oito corridas do programa.

“A significativa redução de custos definida pela nova regulamentação dos hipercarros e a confirmação da eletrificação de cadeias de tração com recurso a tecnologia híbrida levaram o Comité Executivo do Groupe PSA a aprovar a proposta de participação da marca Peugeot neste campeonato, em 2022, com benefícios de imagem e de marketing em linha com os padrões do grupo”, ficando os restantes detalhes reservados para o início do próximo ano.

“Estou muito entusiasmado com a ideia de poder mobilizar os talentos das minhas equipas e a sua paixão pelo desporto automóvel para este desafio. E estou confiante de que irão, uma vez mais, demonstrar a sua vontade de vencer. Os nossos especialistas, enriquecidos pelas suas experiências nos campeonatos FIA, continuarão a dar o seu melhor para levar à vitória as equipas que são apoiadas pelas marcas do nosso Grupo”, referiu Jean Marc Finot, Diretor da PSA Motorsport, sendo secundado na sua opinião por Jean Philippe Imparato, Diretor da marca Peugeot.

“A marca Peugeot sempre colocou a paixão pelo automobilismo no centro da sua atividade, registando inúmeras vitórias em campeonatos lendários. A atual evolução do WEC corresponde à transição que estamos hoje a viver através da eletrificação da nossa gama e a introdução no mercado de produtos eletrificados de elevada performance desenvolvidos pela PSA Motorsport, como foi prefigurado pelo Concept 508 Peugeot Sport Engineered. Mais do que nunca, a assinatura ‘Motion & E-motion’ da marca Peugeot ecoa com essas iniciativas”, afirmou Imparato.

No seu regresso à competição de resistência, a marca francesa irá encontrar um panorama substancialmente diferente daquele que abandonou no final da década de 2010, quando teve pela frente o desafio da Audi e regulamentos mais extremos na lógica de sport-protótipos.